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terça-feira, 30 de setembro de 2014
segunda-feira, 29 de setembro de 2014
sexta-feira, 26 de setembro de 2014
terça-feira, 23 de setembro de 2014
NADA COMO O TEMPO
Com o tempo, você vai percebendo que para ser feliz com outra
pessoa, você precisa, em primeiro lugar, não precisar dela.
Percebe também que aquele alguém que você ama (ou acha que ama) e que não quer nada com você, definitivamente não é o "alguém" da sua vida.
Você aprende a gostar de você, a cuidar de você e, principalmente, a gostar de quem também gosta de você.
O segredo é não correr atrás das borboletas... é cuidar do jardim para que elas venham até você.
No final das contas, você vai achar não quem você estava procurando, mas quem estava procurando por você!
Percebe também que aquele alguém que você ama (ou acha que ama) e que não quer nada com você, definitivamente não é o "alguém" da sua vida.
Você aprende a gostar de você, a cuidar de você e, principalmente, a gostar de quem também gosta de você.
O segredo é não correr atrás das borboletas... é cuidar do jardim para que elas venham até você.
No final das contas, você vai achar não quem você estava procurando, mas quem estava procurando por você!
http://pensador.uol.com.br/poemas_sobre_a_vida/
sexta-feira, 19 de setembro de 2014
quarta-feira, 17 de setembro de 2014
CULPAR PROFESSORES POR QUEDA NO IDEB É FALÁCIA E COVARDIA
A declaração do vice-presidente do Conselho Nacional de
Secretários de Educação - Consed de que a culpa pelas notas no Índice de
Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB seria das greves de trabalhadores em
educação, só pode ser entendida como subterfúgio de quem detém a prerrogativa
de mudar uma situação calamitosa no país, mas se omite, insistentemente.
Contrapondo a lamentável declaração do Sr. Eduardo
Deschamps, Secretário de Educação de Santa Catarina, vale lembrar que o amplo
descumprimento da Lei do Piso do Magistério e as péssimas condições de trabalho
nas escolas são fatores centrais para a baixa qualidade da educação. E não será
jogando a responsabilidade para os professores que a situação da qualidade se
resolverá nas escolas públicas.
Pesquisa da UnB e da UFSC, divulgada em 2013, revelou que
apenas 0,6% das escolas públicas do país contam com infraestrutura adequada. No
Norte e no Nordeste, 71% e 65% das escolas, respectivamente, possuem condições
estruturais elementares (abaixo da média tolerável).
A recente pesquisa da OCDE (Organização para a Cooperação e
Desenvolvimento Econômico) mostra que o Brasil ocupa a penúltima posição em
investimento por estudante e média salarial dos professores no nível básico de
ensino, entre 35 países pesquisados. O salário dos professores brasileiros
corresponde a 1/3 (um terço) da remuneração de europeus, japoneses,
sul-coreanos e norte-americanos.
Pior: muitos estados e municípios brasileiros possuem mais
professores em contrato temporário e precário de trabalho do que concursados. E
a múltipla jornada - necessária para complementar a renda familiar dos
professores - atinge quase 30% da categoria, comprometendo a qualidade do
trabalho escolar e a saúde dos profissionais.
Na última década, segundo o relatório da OCDE, o Brasil
avançou no financiamento da educação, passando os investimentos de 3,5% do PIB
em 2005 para 5,9% em 2011. Também a diferença no financiamento entre os níveis
superior e básico reduziu. Em 2000, o custo per capita de um estudante
universitário era 11 vezes superior ao aplicado na educação básica. Hoje é o
quadruplo (o que ainda é alto!). O orçamento do MEC para o nível básico, no
mesmo período, saltou de 20% para 50%, o que é salutar, porém insuficiente.
A CNTE entende que ao invés de tentar procurar “bodes
expiatórios” fora da gestão pública para explicar as notas do Ideb, os secretários
de educação deveriam convencer governadores e prefeitos a pagarem o piso
nacional do magistério numa estrutura de carreira digna - assim como os demais
trabalhadores escolares - e a melhorarem as condições estruturais das escolas
públicas, munindo todas com laboratórios, bibliotecas, quadras esportivas,
banheiros decentes, acesso à internet, área de lazer e segurança.
O Plano Nacional de Educação orienta a destinação de 10% do
Produto Interno Bruto (PIB) para as políticas educacionais, e, juntamente com a
regulamentação do Custo Aluno Qualidade, do Sistema Nacional de Educação e com
a equiparação remuneratória do magistério com outros profissionais de mesmo
nível de escolaridade, deverá proporcionar um novo paradigma de investimento e
gestão escolar no Brasil. Mas é fundamental que todas as esferas de governos
(federal, estaduais, municipais e distrital) atuem em conjunto e façam cada uma
a sua parte, para que a educação básica dê o salto de qualidade que a sociedade
tanto almeja.
Imagem: www.carlosmagno.com.br
sábado, 13 de setembro de 2014
quinta-feira, 11 de setembro de 2014
segunda-feira, 8 de setembro de 2014
OLHAR PARA CIMA
Certa vez um jovem marinheiro teve que subir ao mastro
durante uma tempestade. As ondas levantavam o barco para alturas estonteantes e
logo em seguida jogavam-no para profundezas abismais. O jovem marujo começou a
sentir vertigem e estava quase caindo. O capitão gritou: “Moço, olhe para
cima!” De maneira decidida, o marinheiro desviou o olhar das ondas ameaçadoras
e olhou para cima. Ele conseguiu subir com segurança e executar a sua tarefa.
Quando os dias de tribulação revolvem a nossa vida, quando as tempestades da
vida nos confundem, perdemos o equilíbrio e somos ameaçados de despencar.
Entretanto se desviar-nos nosso olhar dos perigos e olharmos para o ajudante,
se buscarmos a face do Senhor em oração e agarrarmos a sua poderosa mão, nosso
coração se aquietará. Receberemos força e paz para podermos executar as nossas
tarefas em meio as tempestades e finalmente seremos vitoriosos.
Fonte
Texto: Otimismo em Rede
Imagem: imagenspararedes.blogspot.comsexta-feira, 5 de setembro de 2014
SUGESTÃO DE PRIORIDADE AOS POLÍTICOS DE PLANTÃO IMPLORANDO NOSSO VOTO - DE PROMESSAS ESTAMOS FARTOS
Uma das principais referências para políticas educacionais na
educação básica, o Ideb é divulgado a cada dois anos. O indicador mede a
qualidade do aprendizado e da infraestrutura das cerca de 190 mil unidades
escolares de ensino fundamental e médio em todo Brasil.
LEIA MAIS NO LINK ABAIXO...
Dourados não atinge média do Ideb no ciclo final do fundamental
Rede municipal
Segundo os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), às últimas séries do Fundamental (8º e 9º) da rede municipal em Dourados ficaram estagnadas, alcançando a pontuação 3.5 em 2011 e 2013, quando o esperado deveria ser 3.8 e 4.2, respectivamente. Em 2008 a pontuação era de 3.8, o que significa que regrediu nesses últimos anos.
Em relação ao 4º e 5º anos da rede municipal, a meta é superada desde 2007. Em 2011 a pontuação atingida foi de 4.6, quando a meta era de atingir pelo menos 4.4. Em 2013 houve um avanço, atingindo pontuação de 4.9, quando o mínimo esperado era de 4.7.
Rede estadual
De acordo com o Ideb, as escolas públicas da rede estadual em Dourados têm uma pontuação acima se comparada a média atingida pela rede municipal.
No 4º e 5º do Ensino Fundamental, as médias são atingidas desde 2007. Em 2011 e 2013, as médias foram de 5.2 e 5.6, quando era esperado 4.6 e 4.9, respectivamente.
Quanto ao 8º e 9º anos, as metas também caíram em comparação com as médias atingidas em 2005 e 2007. Segundo o Ideb, em 2011 o índice atingido foi de 3.7, quando esperava-se 3.8. Já em 2013 foi de 3.8, quando deveria atingir 4.2.
Fonte:http://www.douradosagora.com.br/brasil-mundo/educacao/dourados-nao-atinge-media-do-ideb-no-ciclo-final-do-fundamental
quinta-feira, 4 de setembro de 2014
terça-feira, 2 de setembro de 2014
Alerta: tempestades destrutivas estão se formando agora na região sul Mato Grosso Sul e em São Paulo
Um enorme massa de ar quente e úmida oriunda da Amazônia está chegando ao Sul do Brasil por jatos de baixos níveis, com ventos de 100 km/h. O tempo instável e a tempestade severa será provocada por um mecanismo de trovoadas bastante organizado, tecnicamente chamado de Complexo Convectivo de Mesoescala (CCM) pode romper-se ao longo da madrugada desta terça-feira, 02/09, entre o Paraguai, Argentina e oeste da Região Sul do Brasil. É importante que essa notícia seja divulgada, já que esses fenômenos podem desencadear vendavais intensos e até tornados.
LEIA MAIS NO LINK ABAIXO.
Veja mais em: http://climatologiageografica.com/alerta-tempestades-destrutivas-estao-se-formando-agora-na-regiao-sul-mato-grosso-sul-e-em-sao-paulo/#ixzz3CBaIp8m2
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