FAMÍLIA

FAMÍLIA
SEJA BEM VINDO AO MEU BLOG.
OBRIGADO PELA VISITA. VOLTE SEMPRE.

Seguidores

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

DIA NACIONAL DO LIVRO: ADOTE ESSA IDEIA

 cdbb.com.br                                                                        imagens.frasescurtas.com.br



Para a primeira biblioteca do Brasil, Portugal disponibilizou um acervo bibliográfico muito rico, vindos da Real Biblioteca Portuguesa, com mais de sessenta mil objetos. O acervo era composto por medalhas, moedas, livros, manuscritos, mapas, etc.

As primeiras acomodações da Biblioteca foram em salas do Hospital da Ordem Terceira do Carmo, na cidade do Rio de Janeiro.

A escolha da data foi em razão da transferência da mesma para outro local, no dia 29 de outubro de 1810, fundando-se assim a Biblioteca Nacional do Livro, pela coroa portuguesa.

Da data da fundação até por volta de 1914, para se fazer consultas aos materiais da biblioteca era necessária uma autorização prévia.

Com a criação da prensa tipográfica, por Johannes Gutenberg (1398-1468), deu-se a publicação do primeiro livro em série, que ficou conhecido como a Bíblia de Gutenberg. A obra foi apresentada em 642 páginas e a primeira tiragem foi de duzentos exemplares. Essa invenção marcou a passagem da era medieval para a era moderna.

O primeiro livro publicado no Brasil foi Marília de Dirceu, escrito por Tomás Antônio Gonzaga. Na época, o imperador do país fazia uma leitura prévia dos mesmos, a fim de liberar ou não o seu conteúdo, funcionando como censura.

Em 1925, Monteiro Lobato, escritor e editor, autor do Jeca Tatu e do Sítio do Picapau Amarelo, fundou a Companhia Editora Nacional, trazendo grandes possibilidades de crescimento editorial para o Brasil.
Texto: Jussara de Barros
Equipe Brasil Escola

domingo, 28 de outubro de 2012

RECEBI O PRÊMIO DARDOS DO COLEGA IRIVAN E EBD VENCEDORES

           PARCEIROS E AMIGOS BLOGUEIROS RECEBI O PRÊMIO DARDOS. PROCUREI O SIGNIFICADO DE TAL PRÊMIO E ENCONTREI UMA EXPLICAÇÃO NO LINK: http://www.marquecomx.com.br/2012/10/premio-dardos-quem-criou-o-premio-dardos.html.
               
          AGRADEÇO DE CORAÇÃO PELA LEMBRANÇA E PELO PRÊMIO/SÍMBOLO OFERECIDO PELO BLOG MARQUECOMX (COLEGA PROFESSOR/BLOGUEIRO IRIVAN: http://www.marquecomx.com.br/) E PELA (EBD VENCEDOREShttp://ebdvencedores.blogspot.com.br/)
            OBRIGADO PELO CARINHO DE CONSIDERAR MEU BLOG MERECEDOR DESTE PRÊMIO. POSTAREI O SELO DO PRÊMIO EM MEU BLOG E O OFERECEREI PARA OUTROS PARCEIROS, EDUCADORES OU NÃO, POIS ESSA MARAVILHOSA BLOGOSFERA NOS TORNA CADA VEZ MAIS PRÓXIMOS COMPARTILHANDO IDEIAS, NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E PROPORCIONANDO        AOS NOSSOS LEITORES E VISITANTES NOVAS DESCOBERTAS E NOVOS CONHECIMENTOS.

               OFEREÇO ESSE PRÊMIO AOS MEUS PARCEIROS APAIXONADOS POR ESSA IMENSA BLOGOSFERA, PEDINDO QUE SIGAM AS REGRAS ABAIXO:

Exibir o selo do prêmio no seu Blog 
Link do Blog pelo qual você recebeu a indicação
Escolher outros Blogs para indicar o prêmio
Avisar os escolhidos.
Para vocês com carinho


PARAGUASSUhttp://pychulin.blogspot.com.br/

terça-feira, 23 de outubro de 2012

VIAJANDO POR MATO GROSSO DO SUL - I

Viajando por Mato Grosso do Sul, passando por Campo Grande (Cidade Morena), Camapuã (cidade abençoada pelo Cristo redentor Sul Mato-grossense), Chapadão do Sul (cidade em crescimento – cidade do tatu, do trator e do avião) e São Gabriel do Oeste. 

Viagem abençoada, com a família, passando por lugares do estado ainda por nós não conhecidos, revendo os tios Antoninho e a tia Mari, os primos Robson e esposa e a prima Regiane e sua queridíssima e simpática filha Ana Julia. Em Chapadão do Sul fomos carinhosamente recebidos pela família do Geniton (namorado da minha menininha). 

Seu Pedro e Dona Nilva (pais do Geniton), pessoas super queridas, batalhadoras, especiais, exemplo de casal nos receberam com muito carinho. Agradecemos de coração a hospitalidade de todos (seu Pedro, Dona Nilva, Jô e família), e que Deus os abençoe, especialmente ao Geniton e a Luana. 

Que o exemplo de vida, de amor e de dedicação de seus pais esteja presentes em seus dias. 

O Amor é o mais generoso dos sentimentos. 
É o único que inclui em seus sonhos a felicidade de outra pessoa. “SEJAM FELIZES”.


 

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

10 DICAS PARA SER FELIZ!!!!!!!!!!!!!


1. Elimine os números que não são essenciais. Isto inclui a idade, o peso e a altura.. Deixe que os médicos se preocupem com isso.

2. Conserve só os amigos divertidos. Os depressivos jogam-no para baixo. 
(Recorde isto se for um desses depressivos!) 

3. Aprenda sempre:
Aprenda mais sobre computadores, artes, jardinagem, o que quer que seja. Não deixe que o seu cérebro se torne preguiçoso.
'Uma mente preguiçosa é a oficina do Alemão.' E o nome do Alemão é Alzheimer!

4. Aprecie mais as pequenas coisas.

5. Ria muitas vezes , durante muito tempo e muito alto. Ria até que lhe falte o ar. E se tem um amigo que o faz rir, passe muito mais tempo com ele / ela!

6. Quando as lágrimas aparecerem. Aguente, sofra e supere-as. A única pessoa que fica conosco toda a vida somos nós mesmos. VIVA enquanto estiver vivo.

7. Rodeie-se das coisas que ama: A família, animais, plantas, hobbies, o que quer que seja.
O seu lar é o seu refúgio.

8.. Cuide da sua saúde:
Se é boa, mantenha-a.
Se é instável, melhore-a.
Se não consegue melhorá-la, procure ajuda.

9. Não faça viagens de culpa. Viaje para o shopping, para um país diferente. Nunca para onde haja culpa.

10. Diga às pessoas que ama, que as ama em cada oportunidade.
Coisas do facebook

Eu acrescento a essas dicas a 11:
Acredite na ação de Deus em sua vida e vá à Igreja.

E você que outra dica acrescentaria a essas para ser mais feliz no seu dia a dia?

domingo, 21 de outubro de 2012

Pacientes e médicos do Hospital Nossa Senhora das Graças produzem vídeo emocionante com tema musical


Os pacientes, amigos e médicos do Hospital Nossa Senhora Das Graças produziram um vídeo emocionante. O vídeo foi elaborado por pacientes do setor de Hematologia e Transplante de Medula Óssea do hospital de Curitiba/PR, inspirado no vídeo das crianças do Seattle Children’s Hospital. Esta filmagem foi realizada por super-heróis que se doaram por meio da alegria, sonhos, esperança e fé – por um mundo repleto de amor.


Seja um doador de medula óssea, compartilhe essa ideia!

“A beleza das coisas existe no espírito de quem as contempla”. (David Hume)

Filmagem e edição: Voluntários Felipe Torres Gonçalves e Vicente Filizola.


quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Pois a vida simples e é para ser vivida!


         A essência da vida é muito simples. E a simplicidade é inteligente, é ágil, é flexível.
É preciso parar de complicar a vida. Fique mais atento no que é simples, no que é essencial. Desfaça-se de todo excesso de bagagem. Sinta-se leve, contente porque esse é o seu estado natural. Pergunte-se mais o que realmente importa pra você.

             Volte a ter prazer na simplicidade das coisas. Levante o seu ânimo e valorize o seu sorriso e o sorriso das pessoas. Volte a se encantar com o sol, com o vento, com as pessoas, com os prazeres simples da vida. Contemple mais tudo o que é amor. Volte-se mais para dentro de você mesmo e percebe que hoje é mais um dia de presente pra você! 
           E comece a reduzir o grau de confusão e de complicação em seu viver. Passe a considerar mais a simplicidade e a alegria. Tenha um pensamento simples. Tenha uma atitude simples. Adote a simplicidade porque você nasceu assim e certamente irá para um lugar bem mais simples do que imagina.
           Enganam-se aqueles que se preocupam com a suposição de que, se forem simples, os outros poderão considerá-los como uma pessoa simplória. Na verdade, é exatamente o oposto: pessoas claras, amorosas, compreensíveis e diretas são as mais simples.

           Faça algo diferente: mantenha a sua vida simples, com qualidade e evite cometer erros. Pois a vida simples e é para ser vivida. A vida é natural e não algo mais que você precisa adquirir. Você nasceu pronto para a vida, perfeito e .... pelado. Quer coisa mais simples que isso? 
          "É um dom ser livre. O outro dom é ser simples"
Luis Carlos Mazzini

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

TENHO ORGULHO DE SER PROFESSOR

PARABÉNS A TODOS OS PROFESSORES/EDUCADORES: PERSEVERANÇA NA NOSSA MISSÃO E ORGULHO DE SER O QUE SOMOS.

sábado, 13 de outubro de 2012

ACADEMIA DOURADENSE DE LETRAS - JOVEM (ADL - Jovem)


           

           A Academia Douradense de Letras empossou no dia três de outubro, no Teatro Municipal de Dourados, doze membros da Academia de Letras Jovem (ADL-Jovem). A ADL-Jovem foi idealizada pelo escritor Brígido Ibanhes, na época presidente da ADL, é inédita no Brasil, sendo Dourados o precursor deste movimento. A academia douradense de Letras completou vinte e um anos no último setembro.
           
         Os jovens imortais, empossados na academia, vêm de escolas públicas e particulares e já demonstraram talento para a escrita, alguns se destacam em prosa outros em versos. Para que fosse possível a criação desta Academia, foi feito um trabalho de conscientização nas escolas e alguns professores apoiaram a ideia e participaram das reuniões da Academia Douradense de Letras, chamadas de Roda de Tereré. Onde após um ano da criação da ADL-Jovem, houve a sessão solene com a posse dos novos imortais. 
           
             No grupo são aceitos jovens de ambos os sexos, entre 13 e 17 anos, que permanecerão na entidade até os 21 anos, e depois, se houver vagas, poderão ingressar na Academia Douradense de Letras definitivamente. 
            
               Os jovens empossados são os seguintes:

               LEIA MAIS...

terça-feira, 9 de outubro de 2012

FAÇA A ENERGIA GIRAR E FLUIR!


                                                                                Imagem:   Facebook                                                                                    


Nada do que foi será do jeito que já foi um dia. Tudo passa. A música de Lulu Santos continua viva e atual. 
Pois a vida vem em ciclos e você precisa saber identificar quando acaba um e quando começa outro! Cada ciclo, cada etapa tem seu valor, seus ensinamentos e seus encantos. Pra que ficar dando voltas achando que uma fase de sua vida vai voltar, achando que aquela pessoa vai voltar? É um grande erro viver no presente, mas sentindo falta do passado. O que passou, passou! 
Pare de ficar esperando que devolvam o seu passado. Nem tão pouco espere ser reconhecido pelo que você verdadeiramente é! 
O que há de vir virá a seu tempo e na sua hora! Nunca mais perca o seu precioso tempo do presente mexendo no passado e antecipando o seu futuro. 
É para frente que a vida segue. E amor também! Às vezes se ganha e às vezes se perde! Por isso, aprenda a conviver com as perdas e com os ganhos. Mas continue a viver! Rasgue os papéis velhos, mude de casa, viaje, faça novos amigos, jogue fora os presentes desbotados, dê suas roupas e seus livros que não usa mais... Faça a energia girar e fluir! 
Você já não é mais a mesma pessoa de ontem.  Veja quanta coisa você construiu aí dentro do seu coração! Veja como você ficou experiente e competente! Vire a página! Feche a porta! Encerre o ciclo! Passe a régua! 
Você não precisa ser sempre a mesma pessoa. Porque a vida não é estática! É bom lembrar sempre que nada, nem ninguém são indispensáveis. Mas você é indispensável e imprescindível. Por isso merece viver! Bem e Feliz!
"É essa a vida que você precisa aprender a viver. O aqui e o agora são todo seu."
Mensagem de Luis Carlos Mazzini

sábado, 6 de outubro de 2012

MITO DA CAVERNA DE PLATÃO


         O mito ou “Alegoria” da caverna é uma das passagens mais clássicas da história da Filosofia, sendo parte constituinte do livro VI de “A República” onde Platão discute sobre teoria do conhecimento, linguagem e educação na formação do Estado ideal.
      A narrativa expressa dramaticamente a imagem de prisioneiros que desde o nascimento são acorrentados no interior de uma caverna de modo que olhem somente para uma parede iluminada por uma fogueira. Essa ilumina um palco onde estátuas dos seres como homem, planta, animais etc. são manipuladas, como que representando o cotidiano desses seres. No entanto, as sombras das estátuas são projetadas na parede, sendo a única imagem que aqueles prisioneiros conseguem enxergar. Com o correr do tempo, os homens dão nomes a essas sombras (tal como nós damos às coisas) e também à regularidade de aparições destas. Os prisioneiros fazem, inclusive, torneio para se gabarem, se vangloriarem a quem acertar as corretas denominações e regularidades.
      Imaginemos agora que um destes prisioneiros é forçado a sair das amarras e vasculhar o interior da caverna. Ele veria que o que permitia a visão era a fogueira e que na verdade, os seres reais eram as estátuas e não as sombras. Perceberia que passou a vida inteira julgando apenas sombras e ilusões, desconhecendo a verdade, isto é, estando afastado da verdadeira realidade. Mas imaginemos ainda que esse mesmo prisioneiro fosse arrastado para fora da caverna. Ao sair, a luz do sol ofuscaria sua visão imediatamente e só depois de muito habituar-se com a nova realidade, poderia voltar a enxergar as maravilhas dos seres fora da caverna. Não demoraria a perceber que aqueles seres tinham mais qualidades do que as sombras e as estátuas, sendo, portanto, mais reais. Significa dizer que ele poderia contemplar a verdadeira realidade, os seres como são em si mesmos. Não teria dificuldades em perceber que o Sol é a fonte da luz que o faz ver o real, bem como é desta fonte que provém toda existência (os ciclos de nascimento, do tempo, o calor que aquece etc.).
         Maravilhado com esse novo mundo e com o conhecimento que então passara a ter da realidade, esse ex-prisioneiro lembrar-se-ia de seus antigos amigos no interior da caverna e da vida que lá levavam. Imediatamente, sentiria pena deles, da escuridão em que estavam envoltos e desceria à caverna para lhes contar o novo mundo que descobriu. No entanto, como os ainda prisioneiros não conseguem vislumbrar senão a realidade que presenciam, vão debochar do seu colega liberto, dizendo-lhe que está louco e que se não parasse com suas maluquices acabariam por matá-lo.
         Este modo de contar as coisas tem o seu significado: os prisioneiros somos nós que, segundo nossas tradições diferentes, hábitos diferentes, culturas diferentes, estamos acostumados com as noções sem que delas reflitamos para fazer juízos corretos, mas apenas acreditamos e usamos como nos foi transmitido. A caverna é o mundo ao nosso redor, físico, sensível em que as imagens prevalecem sobre os conceitos, formando em nós opiniões por vezes errôneas e equivocadas, (pré-conceitos, pré-juízos).                         
          Quando começamos a descobrir a verdade, temos dificuldade para entender e apanhar o real (ofuscamento da visão ao sair da caverna) e para isso, precisamos nos esforçar, estudar, aprender, querer saber. O mundo fora da caverna representa o mundo real, que para Platão é o mundo inteligível por possuir Formas ou Ideias que guardam consigo uma identidade indestrutível e imóvel, garantindo o conhecimento dos seres sensíveis. O inteligível é o reino das matemáticas que são o modo como apreendemos o mundo e construímos o saber humano. A descida é a vontade ou a obrigação moral que o homem esclarecido tem de ajudar os seus semelhantes a saírem do mundo da ignorância e do mal para construírem um mundo (Estado) mais justo, com sabedoria. O Sol representa a Ideia suprema de Bem, ente supremo que governa o inteligível, permite ao homem conhecer e de onde deriva toda a realidade.
        Portanto, a alegoria da caverna é um modo de contar imageticamente o que conceitualmente os homens teriam dificuldade para entenderem, já que, pela própria narrativa, o sábio nem sempre se faz ouvir pela maioria ignorante.
Por João Francisco P. Cabral 
Colaborador Brasil Escola 

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

ACREDITE EM VOCÊ!

                                                                            Facebook

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

MEU BLOG É CANETA DE OURO


 O BLOG DO PROFESSOR GILBERTO É NOVAMENTE  “ TOP CANETA DE OURO”.



É UMA FORMA CARINHOSA E DINÂMICA DE DIVULGAR AQUILO QUE ENOBRECE NOSSOS PARCEIROS.

                                                           Selinho dos parceiros

AGRADEÇO A TODOS OS PARCEIROS E PARABENIZO OS DEMAIS PARCEIROS PREMIADOS: GRACITA,  ROSA.ANGEL. Aprendiz , PROFESSORA VALDETE CANTÚ, EDUCAÇÃO EM FOCO, SOS Professores Atividades.
VENHA VOCÊ TAMBÉM FAZER PARTE DESSA PARCERIA, SE AINDA NÃO FOR NOSSO PARCEIRO. 

PARABÉNS A TODOS.

NUNCA DEVEMOS ESQUECER QUE SOMOS EDUCADORES POR VOCAÇÃO, POR AMOR E POR TERMOS GRAVADO EM NOSSOS CORAÇÕES A ESPERANÇA DE DIAS MELHORES PARA NOSSAS CRIANÇAS, NOSSOS JOVENS E ADULTOS.                 

Sarau Literário da Academia Douradense de Letras


                   A Acadêmia Douradense de Letras recebeu professores da rede municipal com Poesia e música regional em celebração ao curso oferecido pelo Grupo Literário Arandu e com o apoio da Secretaria Municipal de Educação. O poetisa Odila Lange recebeu os educadores declamando uma poesia regional e o poeta Wilson Osório tocou e cantou com sua viola músicas regionais.
                O curso de extensão: “Dourados: Memórias e Identidades” foi realizado de junho à setembro e teve como objetivo oportunizar debates sobre o conhecer, o desconhecer e o reconhecer sobre o que é ser douradense. O que pertence e o que não pertence ao “ser douradense”. Foram distribuídos materiais de apoio e livro paradidático aos participantes.
                 Segundo o professor Gilberto, “Excelente iniciativa do Grupo Literário Arandu e da SEMED. O escritor Fernando Morais diz que o Brasil é tema de muitas histórias, só falta quem as conte. Com Dourados não é diferente. Muita história há para se contar, para se conhecer, reconhecer, e ainda por se desvendar: a vida de um povo trabalhador, pioneiro, criativo, aventureiro, desbravador, hospitaleiro e ao mesmo tempo bravo, a derrubada das vastas matas para construir e criar um espaço, um patrimônio, um município, uma cidade, um povo guerreiro e muitas vezes marcado por conflitos, a construção cultural resultante da miscigenação de várias culturas, gerando novos costumes, novas maneiras de ser e de viver. Se fazem necessários uma continuidade desses estudos e posterior elaboração de material didático, apesar de não dar lucros. E toda pesquisa que conta um pouco da nossa história é sempre bem vinda. A história da nossa cidade, de nosso povo é riquíssima”.
                     De acordo com o coordenador e palestrante Carlos Magno Mieres Amarilha, Não há uma história única, de um objeto particular, há pluralidades de interpretações e, ao mesmo tempo, critérios de validações.Existem muitas publicações realizadas pelos memorialistas, intelectuais, artistas, músicos, acadêmicos, trabalhos universitários e de historiadores, sobre “fatos”, “acontecimentos”, que aconteceram em Dourados e na região. Com a democratização das informações, o espaço da rede, blogs, sites, jornais virtuais, acrescenta cotidianamente o debate acerca da História de Dourados.Para Amarilha “O que falta é a sistematização da história para estudos e pesquisas sobre a região da Grande Dourados, nesse sentido, o Núcleo de Estudos das Identidades Culturais Sul-Mato-Grossenses do Grupo Literário Arandu, organizam cursos de extensão sobre temáticas que tratam o município de Dourados e da Região para facilitar aos professores e alunos a prática  de ensino-aprendizagem da História de nossa cidade, região e do estado de MS. Possibilitar o conhecer e o reconhecer de ícones que representam os fatos ocorridos na Grande Dourados”.
Fonte: DouradosNews