FAMÍLIA

FAMÍLIA
SEJA BEM VINDO AO MEU BLOG.
OBRIGADO PELA VISITA. VOLTE SEMPRE.

Seguidores

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

FELIZ ANO NOVO

Querido Deus,

Obrigado por esse ano que está terminando e pelo ano novo que logo se inicia;

Obrigado pelas incontáveis bênçãos recebidas;

Obrigado por sua proteção constante sobre a minha vida e por tantos livramentos que me concedeste;

Obrigado por cada pessoa que o Senhor colocou no meu caminho para me ajudar e trazer mais amor ao meu coração;

Obrigado pela minha saúde que me permite fazer as atividades do dia a dia e principalmente me permite servir ao Senhor;

Obrigado por cada lágrima derramada e por sentir a sua presença e seu cuidado nos momentos de angústia e de dor;

Obrigado pela oportunidade de testemunhar o seu amor às pessoas do meu convívio;

Obrigado por cada porta que o Senhor abriu e também por todas que o Senhor fechou, pois entendo que tem coisas maravilhosas reservadas àqueles que te amam.

Obrigado por seu amor incondicional, por sua misericórdia, pela Salvação por meio de Jesus Cristo, pelo perdão dos meus pecados…

Obrigado Deus porque posso entregar minha vida em suas mãos e descansar, e assim começar mais um ano com a certeza de que meu coração se renova em sua presença e que tu estarás comigo em todos os dias da minha vida.

Amém.

Titulos De Nossa Senhora 

domingo, 29 de dezembro de 2013

VAI ANO VEM ANO: QUE VENHA 2014

Mais um ano chegando ao fim. É muito frequente a sensação de peso e até de frustração, que dezembro ou o ano acabasse logo, por que não aguentam mais a sua vida, o seu trabalho, os seus relacionamentos. É o peso do que não deu certo, dos desejos não realizados, de metas não cumpridas, de sonhos não conquistados.
Faz-se necessário avaliar o que fizemos ou deixamos de fazer, não esquecendo o que de bom conquistamos ou realizamos e anotar o que precisa ser modificado, avaliar as pendências e as coisas resolvidas, ver as falhas.
Que as derrotas, os desafios e as decepções sejam lições para um novo ano que se inicia.
Mas não podemos esquecer do que deu certo, das conquistas, dos sonhos realizados. Não podemos nos esquecer dos sentimentos de alegria vivenciados durante o ano que se finda, dos obstáculos vencidos.
Que o novo ano não seja apenas a virada de uma data, de um mês ou de um dia. Mas sim um espelho do que você fez, de quem você foi e como você cresceu como pessoa.
O início de um novo ano nos oferece a oportunidade de olhar com alegria, discernimento, carinho, entendimento e coragem para o ano que passou e para o ano que está chegando. É um bom momento para pararmos para olhar para nós mesmos, para os outros e para Deus... QUE ASSIM SEJA...

sábado, 14 de dezembro de 2013

DANÇAS, COMIDAS E BEBIDAS TÍPICAS DA REGIÃO DE DOURADOS

É composta de influências originárias dos estados e países de seus povoadores. Entre as principais influências estão as culturas paulista, sulista e de países como Síria, Líbano, Japão e Paraguai. Ainda partilha da cultura do estado em que está inserido, o Mato Grosso do Sul. 
Entre os costumes mais fortes da cultura de Dourados tem a relação com o meio rural, em eventos como a exposição agropecuária local, por exemplo. A influência que o campo exerce na cidade é grande e percebe-se através dos alimentos, danças e músicas.
Na música destacam-se gêneros provenientes do Paraguai como o chamamé, polca e guarânia, visto que a cidade tem laços estreitos com aquele país.
A polca paraguaia e suas principais derivações, guarânia e chamamé, são gêneros musicais que representam importantes aspectos da identidade cultural não apenas do próprio Paraguai, mas também no centro-sul do estado brasileiro do Mato Grosso do Sul.

No Brasil, a assimilação das configurações musicais desses gêneros encontra-se em processo de transformação, apontando para o surgimento de um gênero que o músico brasileiro por vezes chamado de "rasqueado" presentes no repertório sertanejo tradicional.


quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

MS é 1º em leitura e 4º em matemática no país em avaliação internacional de estudantes

Em matemática, MS é o quarto colocado, perdendo apenas para Distrito Federal, Santa Catarina e Espírito Santo.





Empatado com o Distrito Federal, Mato Grosso do Sul é o estado com melhor pontuação em leitura do país. Os dados são de pesquisa feita em 2012 do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), divulgados nesta terça-feira (3). Em matemática, MS é o quarto colocado, perdendo apenas para Distrito Federal, Santa Catarina e Espírito Santo.
O exame, quer serve para avaliar a educação dos países e é coordenado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, foi aplicado a alunos do ensino fundamental. No terceiro e último quesito, ciências, Mato Grosso do Sul ficou em oitavo, acima da média nacional.
Se o exame apresentou resultado positivo e surpreendente no estado, no país a situação foi diferente. O Brasil ficou em 58º, de 65 países participantes. Nenhum estado brasileiro alcançou a média mundial em nenhuma matéria. Fizeram o PISA no Brasil, 19.877 alunos, de 837 escolas.
Midiamax 
redacao@94fmdourados.com.br

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Vereadores douradenses são 'absolvidos' após 49 anos

Durante a sessão de terça-feira (26), a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Dourados aprovou a anulação de cassação dos mandatos dos vereadores, Jamary Carneiro Santiago e Gumercindo Bianchi, que foram destituídos do cargo durante a ditadura militar.
Projeto de Decreto Legislativo 02/2013, de autoria do vereador Dirceu Longhi (PT), foi baseado nas investigações da Comissão da Verdade, que existe em todos os Estados brasileiros com objetivo reparar as injustiças e crimes cometidos durante a ditadura militar.



domingo, 24 de novembro de 2013

COMO SER FELIZ!


Conta-se que no século passado, um turista americano foi à cidade do Cairo, no Egito, com o objetivo de visitar um famoso sábio.

O turista ficou surpreso ao ver que o sábio morava num quartinho muito simples e cheio de livros. As únicas peças de mobília eram uma cama, uma mesa e um banco.

Onde estão seus móveis? - perguntou o turista. E o sábio, bem depressa, perguntou também: E onde estão os seus...? Os meus?! - surpreendeu-se o turista - mas eu estou aqui só de passagem! Eu também... - concluiu o sábio.

"A vida na Terra é somente uma passagem... No entanto, alguns vivem como se fossem ficar aqui eternamente, e esquecem de ser feliz."

"O VALOR DAS COISAS NÃO ESTÁ NO TEMPO EM QUE ELAS DURAM, MAS NA INTENSIDADE COM QUE ACONTECEM. POR ISSO EXISTEM MOMENTOS INESQUECÍVEIS, COISAS INEXPLICÁVEIS E PESSOAS INCOMPARÁVEIS."


http://www.mundodasmensagens.com

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

CONFIE...

As coisas acontecem na hora certa.
Exatamente quando devem acontecer!
Momentos felizes, louve a Deus.
Momentos difíceis, busque a Deus.
Momentos silenciosos, adore a Deus.
Momentos dolorosos, confie em Deus.
Cada momento, agradeça a Deus.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Retirada de combustível do reator 4 de Fukushima ameaça criar cenário apocalíptico

Uma operação com consequências potencialmente “apocalípticas” deve começar em cerca de duas semanas – “em torno de 8 de novembro” – no reator 4 de Fukushima, que está danificado e vazando. É aí que a operadora da usina, a TEPCO, vai tentar remover 1.300 bastões de combustível gastos de um depósito completamente estragado no andar superior da usina. Os bastões têm radiação equivalente a 14 mil bombas como as que foram jogadas em Hiroshima.
Apesar de o prédio do reator 4 em si não ter sofrido um colapso, ele passou por uma explosão de hidrogênio, e está indo de mal a pior, e a chance de aguentar mais um abalo sísmico é zero.

sábado, 19 de outubro de 2013

...LEMBRE-SE...

Lembre-se de passar tempo com as pessoas que ama, pois elas não estarão por aqui para sempre.
Lembre-se dar um abraço carinhoso num amigo, pois não lhe custa um centavo sequer.
Lembre-se de dizer 'eu te amo' à sua companheira (o) e às pessoas que ama, mas, em primeiro lugar, se ame... se ame muito.
Um beijo e um abraço curam a dor, quando vêm de lá de dentro.
O segredo da vida não é ter tudo que você quer, mas AMAR tudo que você tem!
Por isso, valorize o que você tem e as pessoas que estão ao seu lado sempre, cada um de nós está exatamente onde devia estar...
George Carlin

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

15 DE OUTUBRO - DIA DO PROFESSOR


Obrigado, Senhor, por atribuir-me a missão de ensinar
e por fazer de mim um professor no mundo da educação.
Eu te agradeço pelo compromisso de formar tantas pessoas e te ofereço todos os meus dons.
São grandes os desafios de cada dia, mas é gratificante ver os objetivos alcançados, na graça de servir, colaborar e ampliar os horizontes do conhecimento.
Quero celebrar as minhas conquistas exaltando também
o sofrimento que me fez crescer e evoluir.
Quero renovar cada dia a coragem de sempre recomeçar.
Senhor! 
Inspira-me na minha vocação de mestre e comunicador para melhor poder servir.
Abençoa todos os que se empenham neste trabalho iluminando lhes o caminho.
Obrigado, meu Deus,
pelo dom da vida e por fazer de mim um educador hoje e sempre.
Amém! 

domingo, 13 de outubro de 2013

PALAVRAS DE BILL GATES

"Bill Gates foi convidado por uma escola secundária para uma palestra. Chegou de helicóptero, tirou o papel do bolso onde havia escrito onze itens. Leu tudo em menos de 5 minutos, foi aplaudido por mais de 10 minutos sem parar, agradeceu e foi embora em seu helicóptero. O que estava escrito é muito interessante, leiam:

1. A vida não é fácil — acostume-se com isso.

2. O mundo não está preocupado com a sua autoestima. O mundo espera que você faça alguma coisa útil por ele ANTES de sentir-se bem com você mesmo.

3. Você não ganhará R$20.000 por mês assim que sair da escola. Você não será vice-presidente de uma empresa com carro e telefone à disposição antes que você tenha conseguido comprar seu próprio carro e telefone.

4. Se você acha seu professor rude, espere até ter um chefe. Ele não terá pena de você.

5. Vender jornal velho ou trabalhar durante as férias não está abaixo da sua posição social. Seus avós têm uma palavra diferente para isso: eles chamam de oportunidade.

6. Se você fracassar, não é culpa de seus pais. Então não lamente seus erros, aprenda com eles.

7. Antes de você nascer, seus pais não eram tão críticos como agora. Eles só ficaram assim por pagar as suas contas, lavar suas roupas e ouvir você dizer que eles são “ridículos”. Então antes de salvar o planeta para a próxima geração querendo consertar os erros da geração dos seus pais, tente limpar seu próprio quarto.

8. Sua escola pode ter eliminado a distinção entre vencedores e perdedores, mas a vida não é assim. Em algumas escolas você não repete mais de ano e tem quantas chances precisar até acertar. Isto não se parece com absolutamente NADA na vida real. Se pisar na bola, está despedido… RUA!!! Faça certo da primeira vez!

9. A vida não é dividida em semestres. Você não terá sempre os verões livres e é pouco provável que outros empregados o ajudem a cumprir suas tarefas no fim de cada período.

10. Televisão NÃO é vida real. Na vida real, as pessoas têm que deixar o barzinho ou a boate e ir trabalhar.

11. Seja legal com os CDFs (aqueles estudantes que os demais julgam que são uns babacas). “Existe uma grande probabilidade de você vir a trabalhar PARA um deles.”

terça-feira, 8 de outubro de 2013

A CRIAÇÃO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

                   
                                               
 A insatisfação do sul com a administração do estado de Mato Grosso e seu isolamento com relação à Cuiabá motivaram movimentos separatistas desde o final do século XIX. Neste momento, com o aumento da população e o maior crescimento econômico da região que hoje corresponde ao estado de Mato Grosso do Sul, a luta pela divisão ganhou força.
Em 11 de outubro de 1977, o então presidente da República Ernesto Geisel sancionou a lei que dividiu o estado de Mato Grosso, criando o estado de Mato Grosso do Sul, com capital em Campo Grande.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

A PALAVRA É PODEROSA PORQUE REPRESENTA O SEU PENSAMENTO...

...E o seu pensamento representa a sua alma em ação!
Como ser humano e inteligente que você é, comece a prestar mais atenção nas palavras que estão saindo de sua boca. Preste atenção nos pensamentos que você vem cultivando.

Quando você passa a ter consciência de que é responsável pelos pensamentos, pelas palavras e pelos seus atos, começa a ficar mais dono de si mesmo e do seu destino! Acaba compreendendo melhor o seu papel no mundo e descobre a sua missão a cumprir. Você é um agente transformador.

Já percebeu como sempre tem alguém para ouvir o que você fala? Sim, você é importante para muitas pessoas. Sua opinião, sua crença, sua postura, sua fala tem sido motivo de vida e de luz para os outros. É por isso que a responsabilidade do som que sai de você se multiplica ao infinito. Mesmo quando conversa com os seus próprios botões, tem sempre alguém ouvindo: sua própria Alma e o Universo. Tente conversar com a Lua. Conte seus segredos, fale das suas aflições e esperanças.

A palavra é poderosa porque ela representa o seu pensamento! E o seu pensamento representa a sua alma em ação! Se você tem palavras duras, ríspidas, agressivas, colherá respostas da mesma categoria. Mas se cultivar palavras otimistas, doces, alegres e motivadoras, com certeza colherá os seus frutos bons!
Palavras otimistas querem que a vida fique mais bela. Então deixe a sua vida mais bela!

Nunca deixe que um pensamento ruim faça ninho em sua cabeça! Dê um chega pra lá nesses pensamentos ruins! E vigie mais as suas palavras lembrando sempre que é melhor calar do que machucar sem necessidade!

Incentive-se, eduque-se e treine-se para que de sua boca saia somente elogios, palavras doces, amorosas, gentis e de reconhecimento ao outro! Valide e valorize mais os aspectos positivos de cada pessoa que está ao seu lado!

"Tenha certeza de uma verdade: você precisa de pouca coisa neste mundo.
E das poucas coisas que precisa você precisa muito pouco."

Mensagem de Luis Carlos Mazzini

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

O4 DE OUTUBRO - DIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS

Giovanni di Pietro di Bernardone, mais conhecido como São Francisco de Assis, foi um frade católico da Itália. 
Nascimento: 26 de novembro de 1182, Assis, Úmbria,  Itália.
Falecimento: 3 de outubro de 1226, Marcas, Itália.
Francisco de Assis pertencia à burguesia, e dessa condição tirava todos os proveitos. Como seu pai, tentou o comércio, mas logo abandonou a ideia por não ter muito jeito para isso. Sonhou, então, com as glórias militares, procurando de esta maneira alcançar o status que sua condição exigia.
Contudo, em 1206 para espanto de todos, Francisco de Assis abandonou tudo, andando errante e maltrapilho, numa verdadeira afronta e protesto contra sua sociedade burguesa. Entregou-se totalmente a um estilo de vida fundado na pobreza, na simplicidade de vida, no amor total a todas as criaturas. Com alguns amigos deu início ao que seria a Ordem dos Frades Menores ou Franciscanos. Com Santa Clara, sua dileta amiga, fundou a Ordem das Damas Pobres ou Clarissas.

Em 1221, sob a inspiração de seu estilo de vida nasceu a Ordem Terceira para os leigos consagrados. O pobrezinho de Assis, como era chamado, foi uma criatura de paz e de bem, terno e amoroso. Amava os animais, as plantas e toda a natureza. Poeta, cantava o Sol, a Lua e as Estrelas. Sua alegria, sua simplicidade, sua ternura lhe granjearam estima e simpatia tais que fizeram dele um dos santos mais populares dos nossos dias.

terça-feira, 1 de outubro de 2013

FIQUEI SEM RESPOSTA: QUANTO PESA MEU COPO DE ÁGUA?


Uma psicóloga falando sobre gerenciamento do estresse em uma palestra levantou um copo d'água. Todos pensaram que ela perguntaria "Meio cheio ou meio vazio?". Mas com um sorriso no rosto ela perguntou "Quanto pesa este copo de água?"
As respostas variaram entre 100 e 350g.
Ela respondeu:
"O peso absoluto não importa. Depende de quanto tempo você o segura. Se eu segurar por um minuto, não tem problema.
Se eu o segurar durante uma hora, ficarei com dor no braço. Se eu segurar por um dia meu braço ficará amortecido e paralisado. Em todos os casos o peso do copo não mudou, mas quanto mais tempo eu o segurava, mais pesado ele ficava".
Ela continuou:
"O estresse e as preocupações da vida são como aquele copo d'água. Eu penso sobre eles por um tempo e nada acontece. Eu penso sobre eles um pouco mais de tempo e eles começam a machucar. E se eu penso sobre eles durante o dia todo me sinto paralisada, incapaz de fazer qualquer coisa".
Então lembre-se de "largar o copo"...(de Dica Pra Tudo).

domingo, 29 de setembro de 2013

Documentos da criação da Colônia Agrícola de Dourados são entregues na UFGD

           Ato de Nomeação de Jorge Coutinho Aguirre, por Getúlio Vargas, em 1943, como administrador da Colônia Agrícola Nacional de Dourados, foi entregue pelo filho, Jorge Cautinho Aguirre Júnior, no Centro de Documentação Regional, na UFGD.
          
             Pesquisadores, estudantes e autoridades se reuniram na tarde de ontem, no Centro de Documentação Regional, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), para receber um dos documentos mais antigos e que ajuda na construção da história de Dourados: Ato de Nomeação, de Jorge Coutinho Aguirre como primeiro administrador da Colônia Agrícola da Nacional de Dourados (Cand).

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

UM ALERTA CONTRA A MAIS PODEROSA DAS DROGAS DOS DIAS ATUAIS

O caso de uma nova e terrível droga chamada de “Krokodil” tem repercutido em todo o mundo. Ela come a carne humana de dentro para fora, além de ser inflamável e deixar a pele do viciado como se fosse a de um réptil.
Popular na Rússia, a droga é caseira. Ela é três vezes mais barata que a heroína e é criada por uma mistura de codeína com gasolina ou óleo. Após filtrada, ela é injetada no corpo do usuário.
A carne da pessoa fica pendurada para fora de seu corpo, expondo o osso ou uma pele semelhante a de um crocodilo (por isso o nome Krokodil). Os dois primeiros casos nos EUA ocorreram na última semana.
O uso contínuo de Krokodil provoca a constrição dos vasos sanguíneos e deixa a pele verde e escamosa. Também pode causar gangrena e apodrecer a carne da pessoa, gerando amputação dos membros.                                                                              Fonte: www.94fmdourados.com.br

“INVESTIR EM CULTURA NÃO É CARIDADE...” (Fernanda Montenegro)

Clique nas imagens para ampliá-las.
                                   Memória fotográfica de Dourados                                 Museu de Dourados hoje (Foto: Paulo Y. Takarada)
Como douradense e formado em história sinto-me obrigado a compartilhar e divulgar a reportagem do colunista César Cordeiro: “É muita história para contar”.
            Acredito que mesmo transferindo o museu da nossa cidade para a estação rodoviária não se resolverá o problema. Faz-se necessário criar um espaço definitivo, adequado e próprio para o museu que abrigue todo o acervo histórico-cultural de nossa cidade e seja um espaço para a comunidade conhecer o seu passado, a sua história.
            Um bom exemplo é o museu da CAND que está sendo construído. Por que não fazer o mesmo para o nosso museu?
            
             Leia outras reportagens sobre o assunto nos links abaixo.

     
                                                                                                 (Fotos de A. Frota)



domingo, 22 de setembro de 2013

CURIOSIDADES: A TEORIA DO 11

wjw058lq
O 11 passou a ser um número inquietante. Podem pensar que é uma casualidade forçada ou simplesmente uma tontice, mas o que está claro é que há coisas interessantes, senão, vejamos:
1) New York City tem 11 letras.
2) Afeganistão tem 11 letras.
3) ‘The Pentagon’ tem 11 letras.
4) George W. Bush tem 11 letras.
Até aqui, meras coincidências ou casualidades forçadas (será?). Agora começa o interessante.
1) Nova Iorque é o estado Nº 11 dos EUA.
2) O primeiro dos voos que embateu contra as Torres Gêmeas era o Nº11.
3) O voo Nº 11 levava a bordo 92 passageiros; somando os numerais dá: 9+2=11.
4) O outro voo que bateu contra as Torres, levava a bordo 65 passageiros, que somando os numerais dá: 6+5=11.
5) A tragédia teve lugar a 11 de Setembro, ou seja, 11 do 9, que somando os numerais dá: 1+1+9=11.
E agora o inquietante.
1) As vítimas totais que faleceram nos aviões são 254: 2+5+4=11.
2) O dia 11 de Setembro, é o dia número 254 do ano: 2+5+4=11.
3) A partir do 11 de setembro sobram 111 dias até ao fim de um ano.
4) Nostradamus (11 letras) profetiza a destruição de Nova Iorque na Centúria número 11 dos seus versos.
Mas o mais chocante de tudo é que, se pensarmos nas Torres Gêmeas, damo-nos conta que tinham a forma de um gigantesco número 11. E, como se não bastasse, o atentado de Madrid aconteceu no dia 11.03.2004, que somando os numerais dá: 1+1+0+3+2+0+0+4=11.

E se esqueceram que o atentado de Madrid aconteceu 911 dias depois do de New York, que somando os numerais 9+1+1=11!!!!
Intrigante, não acham?

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

A MISSÃO DE CADA SIGNO

....E então, naquela manhã Deus compareceu ante suas doze crianças e em cada uma delas plantou a semente da vida humana. Uma por uma, cada criança deu um passo à frente para receber o Dom e a função que lhe cabia.
Acredite ou não, mas leia e identifique algo de seu signo em você.

LEIA NESTE LINK... Qual a sua opinião?

E as doze crianças foram embora executar sua tarefa da melhor maneira... E tendo passado o tempo, olharam o mundo no limiar do Terceiro Milênio:  bombas, violência, fome, doenças, terrorismo, guerras, fanatismos, desamor.
Entristecidos retornaram todos ao Senhor e disseram:
Fracassamos, Senhor, o mundo pega fogo, o que falta?
Instituímos as Religiões e os homens transformaram-nas em sítios políticos  para quebrar os joelhos da humanidade, não para torná-los livres. O Senhor nos deu o Bramanismo, o Budismo, o Cristianismo, o Islamismo,  tanta ciência e nada adiantou. O que falta?
O Senhor respondeu: falta  a sabedoria da revelação de quem são,  de onde vieram e para onde vão, do porque estão nesse mundo, nascendo, morrendo e sofrendo. Voltem.
Contem-lhes agora o mistério, o segredo, o enigma da Origem, toda a História, como tudo realmente aconteceu.
Já não darei a cada um uma específica tarefa.
Agora, a tarefa de todos é uma só: Revelação.
Os Doze Irmãos perguntaram:
E como faremos isto, se cada grupo de humanos já está cristalizado no seu próprio sítio de crença ou ateísmo?
Simples --- Respondeu o Senhor --- Eu lhes darei duas coisas:
a Sabedoria das Hostes Unificadas dos Mestres Imateriais e 700 anos de revoluções.
A cada nova revolução, homem se convencerá de que a resposta para a Humanidade não se encontra nas tentativas anteriores, vez que todas elas já cumpriram o seu papel.
As revoluções não deixarão vocês mentirem sobre a Revelação, pois nesses 700 anos,
tudo se consumará para mostrar ao Homem quem ele é, de onde veio  e para onde deve retornar depois de despertar a sua consciência de Origem.
Os Doze Irmãos perguntaram se iria se tratar de uma nova religião ou ciência.
O Senhor respondeu: Nem religião, nem ciência... mas conhecimento e sabedoria,
 despertar da Real Natureza Amorosa, despertar da Consciência, a experiência unitiva,
SABEDORIA, HUMILDADE.


sexta-feira, 6 de setembro de 2013

AS DIFERENÇAS DAS GERAÇÕES X e Y


A Sala dos Professores é um local privilegiado para verificação de muitas situações, ela serve também como uma espécie de termômetro de como anda o relacionamento da Equipe com os colegas e dos Professores com os Alunos.
Assim é comum ouvirmos frases saudosistas do tipo: “no meu tempo aluno não falava assim”, “na minha época isso não acontecia na sala de aula”. Na verdade o que ocorre é que os tempos são outros, e os jovens também.
A verdade é que o nosso comportamento muda, a sociedade muda, a cultura muda, enfim, o comportamento dos adolescentes também sofrem mudanças.
E foi para entender o comportamento do jovem, que os especialistas em marketing e recursos humanos começaram a buscar respostas. Então categorizaram as gerações no sentido de explicar o que estava acontecendo.
Assim, crianças, jovens e adultos nascidos a partir de 1980 foram denominados como Geração Y. Nós, os nascidos nas décadas de 1960 a 1970 somos chamados de Geração X.
Para que você compreenda melhor, a Geração Y se diferencia porque é formada, fundamentalmente, de jovens nascidos imersos num ambiente virtual, onde tudo é muito rápido, superficial e dinâmico.
Aqui no Brasil, esses jovens são aqueles que cresceram durante os anos 90 à frente do videogame, conviveram com a internet, o computador, o celular e um vasto conjunto de aparatos tecnológicos.
Mas, saber disso em que nos afeta? Em tudo!!!. Temos de lidar com esta Geração diariamente e é fundamental que saibamos como ela funciona, deste modo poderemos conduzir todo o trabalho pedagógico de modo mais eficaz.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

TEXTO REFLEXÃO DA POLÍTICA BRASILEIRA

Temos que ter cuidado na próxima eleição...

Assunto: Quem escreveu isto é um gênio...


ANTES DA POSSE
O nosso partido cumpre o que promete.
Só os tolos podem crer que
não lutaremos contra a corrupção.
Porque, se há algo certo para nós, é que
a honestidade e a transparência são fundamentais.
para alcançar os nossos ideais
Mostraremos que é uma grande estupidez crer que
as máfias continuarão no governo, como sempre.
Asseguramos sem dúvida que
a justiça social será o alvo da nossa ação.
Apesar disso, há idiotas que imaginam que
se possa governar com as manchas da velha política.
Quando assumirmos o poder, faremos tudo para que
se termine com os marajás e as negociatas.
Não permitiremos de nenhum modo que
as nossas crianças morram de fome.
Cumpriremos os nossos propósitos mesmo que
os recursos econômicos do país se esgotem.
Exerceremos o poder até que
Compreendam que
Somos a nova política.
DEPOIS DA POSSE
Basta ler o mesmo texto acima, DE BAIXO PARA CIMA, linha a linha.

sábado, 17 de agosto de 2013

PROFESSORES ESTRESSADOS OU DESILUDIDOS

Com a aproximação do final do ano letivo, muitos Professores já se encontram em um estado de extremo cansaço. Não é para menos, com tantos Relatórios, Provas para corrigir, tarefas de casa, trabalhos, fechamento do Bimestre, Reunião de Pais, alunos indisciplinados, reclamações de pais, semanários, datas comemorativas, formatura.
Ufa, quanta coisa!!!
De certa forma, o cansaço que naturalmente surge ao longo do ano letivo é até compreensível e administrável, afinal para isso temos o recesso e as férias onde recarregamos as energias e voltamos com novo ânimo.
Entretanto muitos  Professores estão se afastando do trabalho devido ao Estresse emocional pois apresentam  esgotamento físico, alto grau de irritabilidade e mau humor, parecendo que estão a beira de um ataque de nervos.
O Estresse aparece quando somos submetidos a um estado de grande esforço e tensão. Neste caso nosso corpo reage apresentando alguns sintomas tais como: dores de cabeça, irritabilidade, cansaço, perda de memória, tensão muscular, problemas psíquicos desencadeando até depressão ou pânico.
Dentre as dezenas de e-mails que recebo  diariamente, boa parte deles trata de desabafo  dos Professores que visivelmente estão a beira de um ataque de nervos, porém observei algo maior ainda por trás destes constantes desabafos: desilusão pela profissão.
Professores que já há muito tempo perderam a alegria e a disposição de ensinar, pois olham para trás e veem que o trabalho que fizeram até agora não resultou em NADA, que não valeu a pena.  Há uma total falta de motivação, e um profundo esgotamento emocional. Isso é muito triste!!!
Este tipo de desilusão em relação ao próprio trabalho, também é um transtorno psíquico  conhecido por “ burn out”, que em inglês significa combustão completa. Enquanto que a depressão é uma reação do corpo a um estado de tensão, o “ burn out” é um transtorno emocional .
Uma profissão, seja ela qual for, dentre outras coisas deve nos trazer satisfação pessoal, senso de dever cumprido, certeza de que estamos fazendo a diferença no mundo e na vida de outras pessoas. Quando não sentimos que estes objetivos estão sendo atingidos entramos em um estado de desilusão e apatia.
Mas, o que gera essa desilusão e apatia pelo que fazemos? Em muitos casos constatei que os Professores estão focando suas preocupações em coisas que não cabe a eles resolver. A Família não está educando? O Governo não está apoiando? O Gestor não está ajudando ? A violência está tomando conta da Escola?
A única coisa que o Professor pode controlar é  a SUA atitude frente a tudo isso. O Professor pode mudar a si mesmo e não precisa ficar esperando que os outros façam algo. É preciso que façamos apenas a nossa parte, não de forma medíocre, mas sim extrapolando o nosso ótimo em busca do nosso excelente. Isso nos dá o sentimento de completude e faz com que o nosso emocional esteja imune, blindado, contra qualquer tipo de azedume que venhamos a nos deparar.
Sempre comparo o nosso corpo como sendo uma casa, com vários cômodos que precisamos cuidar, cada qual tem sua função. Cada um desses cômodos precisa ser cuidado, decorado, corretamente utilizado, e ser limpo periodicamente. Como em qualquer casa, ou ambiente que usamos, geramos LIXO que precisa ser recolhido e jogado fora.
Com o nosso corpo precisamos fazer o mesmo,  jogar fora  o lixo emocional. Tudo aquilo que interrompe a passagem de coisas novas, tudo aquilo que cheira mal, tudo aquilo que nos empobrece enquanto pessoas, tudo o que não é nosso e por vezes insistimos em carregar.
Lembre-se você até pode armazenar o lixo por alguns dias  antes de jogar fora, o que você não pode é armazená-lo por semanas inteiras, meses, e até anos.  Jogar fora  o lixo emocional  exige planejamento, por esta razão arrume sua agenda semanal de modo que haja o momento de fazer isso. Como? Praticando mais esportes, tendo momentos de lazer a sós ou em família, viajando, divertindo-se, praticando um hobby, nutrindo os relacionamentos que valem a pena, compartilhando mais, reclamando de menos.
Uma pessoa sem lixo emocional é como uma casa arejada. Todo mundo que entra em contato com ela logo percebe o perfume, a luz natural, a alegria de viver. Tudo isso contagia: seus colegas, seus familiares, os alunos, os pais dos alunos, e todos que estiverem a sua volta.
Saúde física e emocional do Professor precisa ser levada em conta para um efetivo Gerenciamento da Sala de Aula.
E você, o que está fazendo para jogar  fora o seu lixo emocional diário?

http://www.sosprofessor.com.br

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

O FOLCLORE DE MATO GROSSO DO SUL: LENDAS, MITOS E ESTÓRIAS

   
       
        O Folclore regional é constituído por elementos e traços culturais  de diferentes culturas que se entrelaçaram, se misturam e se harmonizaram recriando-os em novas bases. As influencias culturais  recebidas de estados vizinhos fazem com que Mato Grosso do Sul apresenta peculiaridades diferenciadas dos demais estados brasileiros, principalmente, porque somam às influencias e trocas culturais nas regiões de fronteira com o Paraguai e a Bolívia.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Patrimônios Históricos e Culturais de Dourados/MS agradecem

Justiça obriga Dourados a restaurar 13 patrimônios históricos e culturais

A estação, que na década de 50 foi rota de grande parte da produção agrícola de Dourados, se deteriora. Inaugurada em 1949, a ferrovia foi tombada pelo patrimônio público, histórico e cultural pela Lei nº 2.089, de 11 de setembro de 1996

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

ASPECTOS CULTURAIS DE MATO GROSSO DO SUL



ASPECTOS CULTURAIS DE MATO GROSSO DO SUL
A cultura de Mato Grosso do Sul é o conjunto de manifestações artístico-culturais desenvolvidas pela população sul-mato-grossense muito influenciada pela cultura paraguaia. A cultura tradicional estadual é uma mistura de várias outras contribuições das muitas migrações ocorridas em seu território.
A formação cultural do sul-mato-grossense está associada à diversidade das tradições trazidas pelos migrantes e pelos imigrantes, mas algumas predominaram e deram uma característica muito peculiar às manifestações artísticas locais. E a música e a culinária se constituíram nos principais componentes da 'genética' de Mato Grosso do Sul. As músicas associadas a polcas, guarânias e rock embalam um cardápio plural e exótico na culinária, com produtos e preparos portugueses, indígenas, africanos, asiáticos e hispânicos.
A cultura local é uma mistura de várias contribuições das migrações ocorridas em seu território:
·         Pratos típicos: Arroz boliviano, Caribeu(guisado de carne com mandioca), Chipa (semelhante ao pão de queijo mineiro feito em forma de "ferradura"), Farofa de banana, Farofa de carne, Furrundu (feito com canela, rapadura e mamão verde), Pacu assado, Puchero (compõe-se sempre de carnes e legumes variados), Quibebe de mamão verde/espécie de purê elaborado com abóbora do tipo cabotian, normalmente temperado com alho e cebola), Sopa paraguaia (bolo de milho salgado, leite, óleo, queijo, cebola), Saltenha (pastel assado), Quebra-torto (refeição matinal com carne, arroz-de-carreteiro, café, bolo e geleias), Arroz carreteiro (mistura de charque picada (guisado) com arroz), Macarrão boiadeiro (carne de sol e espaguete), pamonha feita com milho verde cozido e a geleia de mocotó. A gastronomia do estado também é influenciada pela cultura dos imigrantes japoneses: pratos como o udon, o yakisoba,  sashimi, o sukiaki, sobá, o shoyu, o broto de bambu e o tofu.
·         Bebidas típicas: Caldo de piranha, Licor de pequi, Sorvete de bocaiuva, suco de guavira, geladinho e Tereré.
·         Peixes típicos dos rios do estado: pintado,  piraputanga,  curimbatá,  pacu e o dourado, costumam ser utilizados nos pratos típicos.
·         Símbolos: Viola de cocho, Trem do Pantanal, Arara Azul, Tuiuiú, Tereré, Pantanal.
·         No campo da música se destacam a Guarânia, Chamamé, Cururu, Siriri, Vanerão (também conhecido como limpa-banco), Polca Paraguaia, Rock. O gênero típico do estado é a música sertaneja do interior do Brasil, outrora chamada genericamente de modas, toadas, cateretês, chulas, emboladas e batuques, cujo som das modas de viola é predominante. Foi propagado por uma série de duplas, com a utilização de violas e dueto vocal. A figura humana típica do estado é a do pantaneiro: o vaqueiro que tradicionalmente cuidava do gado na região do pantanal. Os nordestinos trouxeram ritmos musicais e suas danças, como xote, o bailão e o forró.
Com os migrantes, em relação á alimentação, temos: o pão caseiro, a cuca, o chimarrão, o churrasco e o charque. Já na dança, eles nos legaram o xote e o vanerão. Mas sua influência também se faz sentir no vestuário: a bombacha, o lenço, o pala e ainda o arreio e o pelego para a montaria do cavalo. Com os mineiros conhecemos: Pão de queijo, o feijão tropeiro, o leitão pururuca, doce de leite, carne-seca ao sol, a rapadura, a farinha de mandioca e o pirão de peixe. Já a feijoada veio com os Cariocas. O cafezinho veio com os paulistas.
O ARTESANATO
O artesanato, uma  das mais ricas expressões culturais de um povo, no Mato Grosso do Sul evidencia crenças, hábitos, tradições e demais referências culturais do Estado. É produzido com matérias primas local e manifesta a criatividade e a identidade cultural do povo sul-mato-grossense através de trabalhos em madeira, cerâmica, fibras, osso, chifre, sementes, etc.
As peças em geral trazem à tona temas referentes ao Pantanal e às populações indígenas, trazem cores da paisagem regional, e além da fauna e da flora, podem retratar tipos humanos e costumes da região.
Os artesãos sul-mato-grossenses dispõem de sensibilidade, perícia e cuidado ao modificar a matéria-prima utilizando insumos disponíveis e técnicas de produção típicas. É por dizer tão bem quem são os sul-mato-grossenses, é pela qualidade e capricho depositados em cada peça pelas mãos habilidosas dos artesãos, que dispomos de um artesanato único e de uma importância cultural que extrapola fronteiras.
ARTESANATO INDÍGENA
Da agricultura de subsistência ao manejo do gado no Pantanal, dos rituais de caça e pesca ao artesanato. As atividades dos índios em Mato Grosso do Sul têm significado econômico e ganham incentivos do poder público. A presença é tão forte que Campo Grande tem até uma "aldeia urbana" - um núcleo de casas de alvenaria, mas com arquitetura semelhante a uma oca.
O principal parque da capital do estado leva o nome de "Nações Indígenas" e ali está o Museu da História Natural. Na entrada, os visitantes passam por um piso de vidro que reflete um cocar, símbolo maior do cacique de uma aldeia.
É por meio da produção artesanal, no entanto, que as principais etnias expressam seus costumes e moldam a cultura sul-mato-grossense. Cultura associada à manga orgânica, gariroba, milho, maxixe, pimentas, guavira, pequí, macaúba, carandá e fibra de buriti, uma das matérias-primas usadas na confecção de utensílios e adornos.
Com uma das maiores populações indígenas, Mato Grosso do Sul tem larga produção de artesanato. Inclusive com peças e instrumentos tombados como patrimônios imateriais - Viola do Cocho, a cerâmica dos Terenas, dos Kadiwéus e dos Kinikinawas.
Os Terenas se destacam na arte cerâmica, que tem como característica principal o avermelhado polido e o grafismo com padrões de sua cultura, com motivos naturalistas ou abstratos. A alternativa atual do artesanato Terena, como meio de subsistência, se dá, principalmente, através do barro, da palha, da tecelagem - atividades que representam um nítido resgate de sua arte ancestral indígena.
Os padrões dos grafismos usados pelos Terenas são basicamente o estilo floral, pontilhados, tracejados, espiralados e ondulados. Eles produzem peças utilitárias e decorativas: vasos, bilhas, potes, jarros, animais da região pantaneira - cobras, sapos, jacarés -, além de cachimbos, instrumentos musicais e variados adornos.
O acabamento das peças é feito com ferramentas rudimentares: seixos rolados, espátulas e ossos. O barro é preparado misturando aditivos para regular a plasticidade: pó de cerâmica amassado e peneirado, conchas trituradas e cinzas de vegetais. Numa fase anterior são retirados da argila resíduos como restos de vegetais e pedras.
As queimas são feitas em fogueiras a céu aberto ou em rudimentares fornos, usando lenha como combustão. Os indígenas verificam o estado do ciclo da queima tilintando com um pedaço de taquara nas peças. Através do som obtido constatam o estágio da cozedura.
Apesar de a cerâmica ser a principal atividade de artesanato, os Kadwéus desenvolvem também peças para decoração, produtos no traçado de palha, na tecelagem de cintas de algodão e na confecção de colares, o arco e flecha, cestas de palha cipó imbé e colonião, penachos, entre outros utensílios.
A cerâmica Kadiwéu se destaca em dois estilos diferentes. Há os padrões geométricos, abstratos, usados principalmente na pintura decorativa, e o estilo figurativo, no qual geralmente há a intenção de relatar algum acontecimento importante para a tribo.
Os mais apreciados são os vasos com a geometria característica. Usam em seus trabalhos argilas de diversas cores: preta, branca, vermelha e amarela. Com algumas delas fazem engobes para serem usados na decoração das peças, visando a obtenção de cores contrastantes e realces pictográficos.
Na decoração das peças usam o urucum para obter a cor vermelha e o genipapo para produzir a tinta preta, mesmos produtos usados para pintar o corpo nos rituais.
Os Kinikinawas desenvolvem um rico artesanato em cerâmica. Sua característica principal é a maior utilização da argila, tornando os objetos mais espessos e pesados. Produzem ainda artesanatos em cestaria, tecelagem, adereços, colares e pulseiras de semente de amoreira, pindó e cocares de pena de galinha e pássaros da região.
Bibliografia consultada e utilizada
http://www.pantanal-brasil.com/cultura/artesanato.aspx
http://rmtonline.globo.com/hotsites/ms/MeuMS/diversidade.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_de_Mato_Grosso_do_Sul

http://pt.wikibooks.org/wiki/Mato_Grosso_do_Sul/Cultura