Quando
levantamos os problemas que nos afligem na sala de aula, muitas vezes achamos
que apenas nós enfrentamos tais coisas.
O fato é que,
não apenas na sua Escola, mas em muitas escolas do Brasil as questões que
atrapalham o trabalho do Professor na sala de aula, também são compartilhados
por outros Professores.
Em pesquisa
recente perguntamos, dentre outras coisas:
O que toma
mais seu tempo na sala de aula? As respostas foram:
43% ter de
chamar atenção dos alunos a toda hora
38% correção
de tarefas/trabalhos/lição de casa
19% ter de
parar a aula para resolver conflitos envolvendo alunos
Ter de
chamar a atenção dos alunos a toda hora:
O motivo
principal que ocasiona o Professor ter de chamar a atenção dos alunos a toda
hora, é porque o aluno não está envolvido na execução da tarefa, e quando isto
ocorre o aluno encontra outras maneiras de usar o tempo da aula, o que nem
sempre agrada o Professor.
Sugestão de
solução: Avalie o tipo de tarefas que você está solicitando. São tarefas
monótonas? Repetitivas? Mecânicas? Sempre escritas?
Procure
diversificar as estratégias utilizando mais: exposições gráficas, musicais,
teatrais, orais, debates, estudos do meio, apresentações em vídeo, fotos,
criações, performances, etc.
Correção
de tarefas, trabalhos e lição de casa:
Esta situação
mostra falta de gerenciamento do tempo e procedimentos organizacionais da
rotina da sala de aula. E quando não existe uma rotina de procedimentos,
boa parte da aula é consumida com a correção das tarefas. Como resolver?
Sugestão de
solução: Envolva todos os alunos no momento da correção, e aproveite para
realizar o esclarecimento de dúvidas com a revisão do conteúdo ensinado. Faça
mais correção coletiva, onde todos os alunos ajudam corrigindo as próprias
tarefas. Enquanto a correção ocorre no quadro negro, peça para os alunos
trocarem as tarefas e um aluno faz a correção da tarefa do colega.
Ter de
parar a aula para resolver conflitos envolvendo alunos:
É árduo o
trabalho de um Professor, que usa parte da aula para chamar a atenção dos
alunos, outra parte para realizar as correções das tarefas e entre uma coisa e
outra, ter de parar a aula, propriamente dita, para resolver os conflitos
envolvendo os alunos.
Sugestão de
solução: Faça um levantamento dos conflitos mais comuns que ocorrem dentro e
fora da sala de aula. Junto com a Coordenação debatam na próxima reunião, quais
serão os critérios para resolver cada um desses conflitos mais comuns.
Depois junto
com os alunos, em sala de aula, abra espaço para que eles façam sugestões de
resolução de cada conflito. Pegue as sugestões dos alunos, e tente fazer um
contra ponto com os procedimentos que foram definidos na Reunião com a
Coordenação, e elabore uma lista e deixe visível na sala e nos corredores.
Desta forma a
solução para cada caso fica mais justa e transparente. Em vários casos os
próprios alunos já saberão que encaminhamento dar a questão, sem precisar que o
Professor interfira a todo o momento.
Texto: SOS Professor