RESILIÊNCIA

RESILIÊNCIA

Seguidores

SEJA BEM VINDO AO MEU BLOG. QUE ELE SEJA UM INSTRUMENTO A MAIS NA SUA APRENDIZAGEM, CONTRIBUINDO PARA A AQUISIÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS.
PAZ DE JESUS EM SEU CORAÇÃO.
Se houver imagens ou textos postados aqui no blog sem as referências de origem solicito que me avisem e eu colocarei os seus devidos créditos. Obrigado pela visita e volte sempre. Desde já agradeço!

sábado, 6 de junho de 2015

DEZ MANDAMENTOS DO PROFESSOR


A sabedoria do mais influente legislador do Ocidente, Moisés, sintetizou uma concepção de mundo em Dez Mandamentos. Como bom educador, o ex-príncipe do Egito sabia que longos códigos são de difícil acesso. Curioso notar que constituições muito breves, como a norte-americana, passam dos dois séculos e constituições prolixas, como todas as brasileiras , caducam em prazos muito curtos.
Inspirados neste exemplo, elaboramos os Dez Mandamentos do Professor. Estes dez mandamentos são fruto de uma experiência particular e não se pretendem eternos ou válidos em qualquer ocasião. Gostaria apenas de fornecer a colegas, como você leitor, uma reflexão particular, que possa ser aprofundada, reinterpretada ou rejeitada de acordo com a sua experiência.
O que me levou a pensar nestes princípios é a mesma angústia que assola qualquer educador: como ser um bom profissional, ensinar, transformar meu aluno e fazer parte desta transformação? Como superar o tédio dos meus alunos, a indisciplina, a irrelevância de algumas coisas que faço e meu próprio cansaço? Como não considerar a sala um fardo e o relógio um inimigo? Como parar de achar que só vivo a partir do fim-de-semana? A partir destes questionamentos, você está permanentemente convidado a adensar ou criticar, fazer seus outros dez ou sintetizar a dois ou três, pois, quem acha que pode melhorar a aula que dá , já começou a viver educação. E quem não acha que pode? Bem, deixa para lá! Ensinar não é a única profissão do mundo…
PRIMEIRO: CORTAR O PROGRAMA!
SEGUNDO: SEMPRE PARTIR DO ALUNO!
TERCEIRO: PERDER O FETICHE DO TEXTO!
QUARTO: POSSIBILITAR O CAOS CRIATIVO.
QUINTO: INTERDISCIPLINAR!
SEXTO: PROBLEMATIZAR O CONHECIMENTO.
SÉTIMO: VARIAR AVALIAÇÕES.
OITAVO: USAR O MUNDO NA SALA DE AULA!
NONO: ANALISAR-SE PESSOALMENTE!
DÉCIMO: SER PACIENTE!
Acesse o link abaixo e faça uma análise sobre cada um desses mandamentos.

Texto:  Leandro Karnal

Imagem: educarparacrescer.abril.com.br

Um comentário:

  1. Lindo texto, ensinar é um dom, portanto quando o professor ama o que faz sempre acha uma forma agradável de passar seus conhecimentos, pois não é fácil ensinar, não mesmo!
    Respeito os bons professores, tive-os em minha vida toda, comigo, com meus filhos, hoje com meus netos que estão indo muito bem nesse caminho de aprendizado!
    Deixo aqui abraços apertados e meu respeito ao amigo professor, em meus blogues os tenho quase todos meus amigos dessa linda profissão!

    ResponderExcluir