Muitos professores
manifestam grande simpatia pela Federalização da Educação Básica no Brasil.
Neste sentido, dão total apoio ao Projeto de Lei do senador Cristovam
Buarque (PDT-BR), que propõe transformar o Ministério da Educação em Ministério
da Educação de Base. E exigem ainda que seja aprovado logo
um Plebiscito Nacional também proposto sobre essa questão.
Cansados dos maus
tratos de prefeitos e governadores, milhares de docentes creem que passar a
responsabilidade para a esfera federal pode dar uma grande melhorada no caos
que é hoje esse setor, sobretudo quanto à questão salarial do magistério, que
continua de mal a pior.
Dentro dessa lógica de
unidade que se criaria, a carreira e remuneração dos professores poderiam
também ser bastante beneficiadas. Primeiro, porque se tornariam iguais em todo
o território nacional, o que eliminaria absurdas distorções existentes, como por
exemplo um docente ganhar menos que outro colega de profissão apenas por conta
do estado ou município em que trabalhe, embora, em muitos casos, tenha jornada
maior e mais títulos que esse seu colega.
Segundo, porque
diminuiria em muito as chances de se desviar o dinheiro público destinado à
area. Além do baixo percentual do PIB aplicado na educação pública do país, é
notório que muitos prefeitos, governadores e seus burocratas metem mesmo as
mãos em verbas que, dentre outras funções, serviriam para elevar a renda dos
educadores.
A imprensa divulga isso
rotineiramente. A implantação do Projeto poderia eliminar grande parte desses
ralos de corrupção. Não à toa é que gestores em todo o país não querem nem
ouvir falar nessa história de federalização.
Mas é preciso, no
entanto, atentar ao fato de que somente federalizar a Educação Básica não é
suficiente para resolver os graves e crônicos problemas que a afetam. É preciso
uma luta permanente também para que se eleve de imediato o PIB destinado à
Educação pública para pelo menos 10% do PIB nacional.
Os cerca de 4%
praticados hoje, com desvios ou não, é muito pouco para resolver tanta crise.
Afinal, não adiantaria muito sair do arrocho municipal e estadual para entrar
no arrocho federal. Na prática, daria quase no mesmo.
Ainda em relação às
verbas, independentemente de percentual, é preciso que a comunidade e os
próprios educadores criem meios de geri-los, seja através de conselhos
populares, seja com outros mecanismos. Sem isso, mesmo a federalização pode não
resolver muita coisa.
Mas no geral, a ideia
de federalização pode ser uma boa saída para a Educação Básica no Brasil.
Fonte: DEVER E CLASSE: Disponível em: http://www.deverdeclasse.org/news/federaliza%c3%a7%c3%a3o-da-educa%c3%a7%c3%a3o-basica-agrada-professores/#.VGfDcdiaxgI.facebook.
Nenhum comentário:
Postar um comentário