RESILIÊNCIA

RESILIÊNCIA

Seguidores

SEJA BEM VINDO AO MEU BLOG. QUE ELE SEJA UM INSTRUMENTO A MAIS NA SUA APRENDIZAGEM, CONTRIBUINDO PARA A AQUISIÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS.
PAZ DE JESUS EM SEU CORAÇÃO.
Se houver imagens ou textos postados aqui no blog sem as referências de origem solicito que me avisem e eu colocarei os seus devidos créditos. Obrigado pela visita e volte sempre. Desde já agradeço!

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

ONÇA QUE FICOU REFUGIADA EM ÁRVORE É LIBERADA EM MATA APÓS RECEBER CUIDADOS MÉDICOS



Foto: Reprodução/Facebook Clínica Veterinária Unigran e http://www.douradosagora.com.br.
A onça-parda que causou alvoroço em um bairro de Dourados ao se refugiar em uma árvore por mais de 24 horas já foi devolvida a seu habitat natural após ter sido examinada e constatado que estava bem. Imagem feita pelos médicos veterinários do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), Lucas Azuaga e Lucas Cazati, mostra a onça aventureira deixando a gaiola e entrando ágil na em uma mata da região de Dourados.
A saga da onça-parda deixa lições preciosas, contam os veterinários do Imasul que participaram dos procedimentos de resgate, cuidados médicos e da soltura do animal. O principal é a necessidade das pessoas saberem como se comportar quando receberem visitas de habitantes das florestas, cada vez mais raras e, portanto, esses episódios tendem a se tornar mais frequentes, observa Lucas Azuaga. Acredita-se que o animal tenha caminhado mais de 10 quilômetros durante a noite da segunda-feira, desde a mata mais próxima até o ponto em que procurou refúgio, já na madrugada da terça-feira.
Após a utilização de vários dardos tranquilizantes, por volta das 12h30 da quarta-feira, enfim, a onça despencou da árvore em que permanecia desde a madrugada do dia anterior. Policiais ambientais ampararam a queda com uma rede, mas o animal recobrou a consciência e tentou atacar, obrigando os técnicos a usarem mais tranquilizantes.
A onça foi levada para o Hospital Veterinário da Unigran, passou por exames clínicos e teve um pequeno ferimento na perna suturado. Era um macho com idade entre 3 a 4 anos e pesava cerca de 60 quilos. "Deixamos ela em observação para ver se não estaria claudicando ou apresentar outro problema após passar o efeito do anestésico. Como aparentava estar bem, levamos para fazer a soltura", conta o veterinário.
Visitas indesejadas de animais silvestres estão cada vez mais comuns e podem estar relacionadas com a diminuição das florestas. Sem alimento em fartura como em outros tempos, os bichos são obrigados a fazer longas caminhadas e acabam perdendo a direção e invadindo áreas povoadas. "A onça dificilmente ataca as pessoas porque têm muito medo do humano. Mas podem aprender a caçar animais domésticos, como carneiros. O que acaba acontecendo é que viram alvo fácil dos caçadores", conta Lucas Casati.
Texto:http://www.douradosagora.com.br/noticias/dourados/onca-que-ficou-refugiada-em-arvore-e-liberada-em-mata

Um comentário:

  1. Invadimos tanto o território deles que agora não têm onde ficar. abraço

    ResponderExcluir