RESILIÊNCIA

RESILIÊNCIA

Seguidores

SEJA BEM VINDO AO MEU BLOG. QUE ELE SEJA UM INSTRUMENTO A MAIS NA SUA APRENDIZAGEM, CONTRIBUINDO PARA A AQUISIÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS.
PAZ DE JESUS EM SEU CORAÇÃO.
Se houver imagens ou textos postados aqui no blog sem as referências de origem solicito que me avisem e eu colocarei os seus devidos créditos. Obrigado pela visita e volte sempre. Desde já agradeço!

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

SOMOS PROFESSORES E COM MUITO ORGULHO.


Texto: Professor Gilberto Cantú
Se você conseguiu ler esta primeira frase agradeça a eles: seus professores.
Seja quem for, do mais humilde àquele que se acha o mais célebre dos viventes.
O SER professor, missão nobre, divina, mas que recebe pouco ou quase nenhum reconhecimento pelo exercício dessa missão.
O SER professor que precisa diariamente ouvir: vamos companheiro, não desista, insista, persista.
Vai para você um NÃO desanime.
Não desanime pela pilha de provas e trabalhos que levaste para corrigir em casa no final de semana. E chegar à conclusão: “nossa que desastre”, “não entenderam nada”.
Não desanime pelas aulas preparadas às meias noites ou madrugadas de todos os dias.
Não desanime por ser professor de carreira: corre dessa escola para outra. Do contrário, não completa a carga horária e o salário.
Não desanime pelo almoço apenas engolido, porque tens que ir ao próximo período ou à outra escola. Ah, o lanche da escola você está proibido de comer.
Não desanime porque o seu salário somente é aumentado com dolorosas greves. Ah, tem que repor depois. E somente você precisa repor uma greve.
Não desanime se os mandatários da educação, jornalistas, pais dos seus alunos, o dono do boteco, dizem que recebes bem, tem muitas regalias, duas férias por ano, e que deverias se aposentar quando trocar os livros pela bengala.
Não desanime por ficar até altas horas baixando vídeos ou músicas, montando slides, rabiscando atividades, criando jogos lúdicos para facilitar o entendimento do conteúdo pelo seu aluno.
Não desanime se tens que tirar dinheiro do próprio bolso para comprar ou preparar o material que a escola não tem.
Não desanime por trabalhar em hora extra nas festinhas da escola para arrecadar fundos para mantê-la, pois é necessário cortar gastos, a crise está forte, não tem mais dinheiro para investir na educação.
Não desanime pela viagem que não fizeste no final de semana porque não tem tempo ou o salário nem entrou na tua conta e já acabou.
Não desanime se vais trabalhar doente porque não quer deixar seus alunos sem aula naquele dia, pois o conteúdo era importante ou tinha prova.
Não desanime se perceber teu aluno se perdendo na bagunça, na indisciplina, na falta de interesse e mesmo tentando salvar aquele cidadão, parece uma batalha perdida.
Não desanime se seus problemas em casa são enormes, mas precisas deixa-los de lado, colocar um sorriso no rosto e entrar em sala de aula de bem com a vida, de bom humor.
Não desanime se sentir na fala ou no semblante de seu aluno, abusos, fome, violência, pobreza, dor, indiferença, desrespeito, problemas para mediar, além de ter que dar a sua aula.
Não desanime se o teu aluno não faz as atividades de sala, os trabalhos ou as tarefas e  ao entregar o boletim, te perguntarem porque ele ficou com essa média, como pode isso.
Não desanime porque não consegues dar a sua aula, pois precisa a todo o momento parar para pedir atenção, silêncio, estou explicando a matéria, façam a atividade.
Não desanime se vês mais os seus alunos do que sua própria família, parentes ou amigos, pois a sua jornada acabou na escola, mas o final de semana é o dia da faxina, do tanque, do ferro de passar roupa.
Não desanime se antes eras chamado de mestre, senhor (a) e hoje te chamam de “e aí tio (a), e aí tiozinho” ou que nem seja lembrado em seu próprio dia, porque o seu dia sempre é na “Semana do Saco Cheio”.
Enfim, não desanimem NOBRES colegas, vamos em frente companheiros, não desistam, insistam, persistam. E mesmo passando por tudo isso e muito mais, sejamos firmes, pois nossa missão é linda, nossos alunos e nosso país precisa de nós.
Sabemos, merecemos e devemos ser valorizados pelo nosso trabalho profissional, pois passam pela escola, por nossas mãos todos os cidadãos desta nossa Pátria Brasil.

Parabéns pelo nosso dia, pela nossa perseverança.

Um comentário:

  1. Todo o meu respeito e consideração aos professores, meu amigo professor, tenho o entre tantos amigos professores!
    Parabéns pelo Dia dos Professores! Quem sabe ainda teremos um País que valoriza mais os seus professores!
    Amei ler aqui e deixo um abraço bem apertado!

    ResponderExcluir