RESILIÊNCIA

RESILIÊNCIA

Seguidores

SEJA BEM VINDO AO MEU BLOG. QUE ELE SEJA UM INSTRUMENTO A MAIS NA SUA APRENDIZAGEM, CONTRIBUINDO PARA A AQUISIÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS.
PAZ DE JESUS EM SEU CORAÇÃO.
Se houver imagens ou textos postados aqui no blog sem as referências de origem solicito que me avisem e eu colocarei os seus devidos créditos. Obrigado pela visita e volte sempre. Desde já agradeço!

terça-feira, 29 de setembro de 2015

DOURADOS 80 ANOS - MONUMENTO AO COLONO

O monumento ao colono foi criado na gestão do prefeito Brás Melo. O projeto da obra foi iniciado em junho de 1991 e o arquiteto responsável foi Luiz Carlos Ribeiro. A entrega da obra foi realizada em 08 de Dezembro de 1992. A obra representa a importância do trabalho dos colonos da Colônia Agrícola Nacional de Dourados (CAND), para o desenvolvimento do Município da Grande Dourados. No marco/monumento ao colono encontram-se lâminas e braços mãos de concreto aparente, fixado no centro de um aterro com um mapa da região impresso. (FOTOS NO LINK ABAIXO).


       A representação escultural é feita através de braços e mãos em concreto, saindo do chão, como o que retirando o que a terra produz e erguendo o desenvolvimento futuro representado, por sua vez, por lâminas de concreto que têm a forma de triângulo de vértice para baixo.

Nesse monumento está presente, a representação topográfica da Colônia a as Vilas, distritos e cidades com o mapa caracterizando a dimensão geográfica da Colônia. O arquiteto criou uma ideia de curvatura da terra, com o artifício de um aterro gramado imprimindo através de uma laje de concreto o mapa da Colônia Federal, ficando para cada conglomerado urbano nela contida uma floreira, com flores da região, contendo o nome gravado destas cidades, vilas e sedes de distritos. Essas localizações são hoje os distritos de Panambi, São Pedro, Vila Vargas, Indápolis e ainda as cidades de Fátima do Sul, Glória de Dourados, Deodápolis, Vicentina, Jateí e Douradina com seu distrito de Douradina.


Texto: Fernanda Chaves de Andrade
Fotos do Arquivo: Comissão de Revisão Histórica de Dourados

2 comentários: