RESILIÊNCIA

RESILIÊNCIA

Seguidores

SEJA BEM VINDO AO MEU BLOG. QUE ELE SEJA UM INSTRUMENTO A MAIS NA SUA APRENDIZAGEM, CONTRIBUINDO PARA A AQUISIÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS.
PAZ DE JESUS EM SEU CORAÇÃO.
Se houver imagens ou textos postados aqui no blog sem as referências de origem solicito que me avisem e eu colocarei os seus devidos créditos. Obrigado pela visita e volte sempre. Desde já agradeço!

terça-feira, 28 de maio de 2013

INVASÃO DO TERRITÓRIO DO SUL MATO GROSSENSE A GUERRA DO PARAGUAI

Durante a guerra da Tríplice Aliança, quando o Brasil se uniu à Argentina e ao Uruguai para combater o Paraguai, o território sul mato-grossense foi palco de um de seus mais dramáticos episódios.
As forças militares paraguaias comandadas por Solano López sequestraram o navio brasileiro Marquês de Olinda capturando o presidente da província de Mato Grosso, Frederico Carneiro de Campos. Pouco mais de um mês depois, as tropas paraguaias invadiram o território sul mato-grossense, antes mesmo de uma declaração formal de guerra ao Brasil. Na verdade, Solano López e suas tropas tinham em mente uma política expansionista, e pretendiam criar o "Paraguai Maior", anexando regiões da Argentina, do Uruguai e do Brasil, como Rio Grande do Sul e Mato Grosso, e ganhar acesso ao Oceano Atlântico, imprescindível para a continuação do progresso econômico do Paraguai. 

2 comentários:

  1. Ótimo post...bastante informativo!

    Semana colorida é uma blogagem coletiva, iniciativa da amiga Anne Liere do Blog:
    menina-voadora.blogspot.com
    Visite-o é um blog sensacional!
    Lá você encontrara as normas para participar...
    vale muito!
    Obrigada pela visita! Um bom feriado pra ti.

    ResponderExcluir
  2. Un blog muy interesante Me he quedado por aca saludos..!!!!

    ResponderExcluir