RESILIÊNCIA

RESILIÊNCIA

Seguidores

SEJA BEM VINDO AO MEU BLOG. QUE ELE SEJA UM INSTRUMENTO A MAIS NA SUA APRENDIZAGEM, CONTRIBUINDO PARA A AQUISIÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS.
PAZ DE JESUS EM SEU CORAÇÃO.
Se houver imagens ou textos postados aqui no blog sem as referências de origem solicito que me avisem e eu colocarei os seus devidos créditos. Obrigado pela visita e volte sempre. Desde já agradeço!

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

20 DE DEZEMBRO: DOURADOS/MS DE POVOADO A MUNICÍPIO


Do fim do século XIX ao início do século XX, a fazenda é um forte início de ocupação do território pela ausência de povoados e o cavalo sendo o único meio de locomoção. As histórias contadas na região dão ideia das lutas que se travavam em razão da conquista da terra. Os conflitos ocorrem pelo motivo dos migrantes chegarem a um território que ocupado pelos índios e pela Companhia Mate Laranjeira.
O povoado que então se formava recebeu a denominação de São João Batista de Dourados. Em 1900, a Resolução estadual Nº 255, de 10 de abril, criava no município de Ponta Porã a Paróquia de Dourados.
O povoado não tem importância significativa como residência fixa de um grande número de pessoas, mas sim como um ponto de encontro onde, de tempos em tempos, as pessoas se reúnem em razão do comércio que se desenvolve, ou pelas festas religiosas e cívicas, ponto alto da vida social do povoado.
Em 1909, uma meia centena de pioneiros, entre os quais se destacavam Marcelino Pires, chega à região. Em 1881 se instalou em Maracaju. Ali, ele conheceu Eulália Garcia (Eulália Pires) e se casou. Inicialmente, o casal morou no lugar onde hoje está o Distrito de Santa Terezinha, no município de Itaporã. Marcelino Pires, agricultor de tradição, lá plantou algumas roças de café, que morreram devido às geadas. Mudou-se para Dourados e se apossou de uma vasta área devoluta, onde hoje está localizado o Parque Alvorada e Jardim Flórida, indo suas divisas, até as adjacências do Colégio João Paulo dos Reis Veloso.  
Doou uma gleba junto ao povoado para a criação de um patrimônio recebendo o nome de Vila das Três Padroeiras demarcadas por três cruzeiros:
1.º Residência Paroquial, sob proteção de Imaculada Conceição;
2.º Vila São Pedro, sob proteção da Santa Rita;
3.º sob proteção de Santa Catarina, na Cabeceira Alegre.
         Em 1914, por força da Lei estadual n,º 658, de 15 de junho, era criado um distrito de paz no município de Ponta Porã, abrangendo o 1.º e o 2.º distritos policiais de Dourados (criados em 1910), com sede no Patrimônio de Dourados. O Juizado de Paz foi instalado no mesmo ano, tendo assumido as funções de Juiz o Senhor Paulo Hildebrando.
Durante o transcorrer do ano de 1924, Dourados viu-se contemplada por dois grandes melhoramentos: a instalação da Agência Postal-Telegráfica, assumindo as funções de Agente a Senhora Antônia da Silveira Capilé; e a inauguração da primeira igreja do culto católico romano, sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição.
A vila se desenvolvia, sua população aumentava consideralvelmente, ocorrendo a ampliação do perimetro urbano, e em 20 de Dezembro de 1935, com áreas desmembradas do Município de Ponta Porã, através do Decreto nº 30 do então Governador do Estado, Sr. Mário Corrêa da Costa foi oficialmente criado o Município de Dourados, sendo nomeado o Senhor João Vicente Ferreira como seu primeiro Prefeito Municipal. Mesmo antes de se tornar Município, o patrimônio ou povoado sempre foi conhecido como Dourados (Paróquia de Dourados, Patrimônio de Dourados e Distrito de Dourados), pois seus moradores ocupavam uma região próxima ao rio dos Dourados.

VEJA DOURADOS/MS HOJE:



DOURADOS/MS: VEJA SEUS PRIMEIROS PASSOS

Um comentário:

  1. Olá Gilberto
    Viemos te ofertar um selinho. Está na postagem de hoje.http://lugardegentefeliz-empromorar.blogspot.com.br/2012/12/a-magia-do-natal.html
    Um feliz natal repleto de amor, paz e harmonia
    Um carinhoso abraço

    ResponderExcluir