RESILIÊNCIA

RESILIÊNCIA

Seguidores

SEJA BEM VINDO AO MEU BLOG. QUE ELE SEJA UM INSTRUMENTO A MAIS NA SUA APRENDIZAGEM, CONTRIBUINDO PARA A AQUISIÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS.
PAZ DE JESUS EM SEU CORAÇÃO.
Se houver imagens ou textos postados aqui no blog sem as referências de origem solicito que me avisem e eu colocarei os seus devidos créditos. Obrigado pela visita e volte sempre. Desde já agradeço!

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Sarau Literário da Academia Douradense de Letras


                   A Acadêmia Douradense de Letras recebeu professores da rede municipal com Poesia e música regional em celebração ao curso oferecido pelo Grupo Literário Arandu e com o apoio da Secretaria Municipal de Educação. O poetisa Odila Lange recebeu os educadores declamando uma poesia regional e o poeta Wilson Osório tocou e cantou com sua viola músicas regionais.
                O curso de extensão: “Dourados: Memórias e Identidades” foi realizado de junho à setembro e teve como objetivo oportunizar debates sobre o conhecer, o desconhecer e o reconhecer sobre o que é ser douradense. O que pertence e o que não pertence ao “ser douradense”. Foram distribuídos materiais de apoio e livro paradidático aos participantes.
                 Segundo o professor Gilberto, “Excelente iniciativa do Grupo Literário Arandu e da SEMED. O escritor Fernando Morais diz que o Brasil é tema de muitas histórias, só falta quem as conte. Com Dourados não é diferente. Muita história há para se contar, para se conhecer, reconhecer, e ainda por se desvendar: a vida de um povo trabalhador, pioneiro, criativo, aventureiro, desbravador, hospitaleiro e ao mesmo tempo bravo, a derrubada das vastas matas para construir e criar um espaço, um patrimônio, um município, uma cidade, um povo guerreiro e muitas vezes marcado por conflitos, a construção cultural resultante da miscigenação de várias culturas, gerando novos costumes, novas maneiras de ser e de viver. Se fazem necessários uma continuidade desses estudos e posterior elaboração de material didático, apesar de não dar lucros. E toda pesquisa que conta um pouco da nossa história é sempre bem vinda. A história da nossa cidade, de nosso povo é riquíssima”.
                     De acordo com o coordenador e palestrante Carlos Magno Mieres Amarilha, Não há uma história única, de um objeto particular, há pluralidades de interpretações e, ao mesmo tempo, critérios de validações.Existem muitas publicações realizadas pelos memorialistas, intelectuais, artistas, músicos, acadêmicos, trabalhos universitários e de historiadores, sobre “fatos”, “acontecimentos”, que aconteceram em Dourados e na região. Com a democratização das informações, o espaço da rede, blogs, sites, jornais virtuais, acrescenta cotidianamente o debate acerca da História de Dourados.Para Amarilha “O que falta é a sistematização da história para estudos e pesquisas sobre a região da Grande Dourados, nesse sentido, o Núcleo de Estudos das Identidades Culturais Sul-Mato-Grossenses do Grupo Literário Arandu, organizam cursos de extensão sobre temáticas que tratam o município de Dourados e da Região para facilitar aos professores e alunos a prática  de ensino-aprendizagem da História de nossa cidade, região e do estado de MS. Possibilitar o conhecer e o reconhecer de ícones que representam os fatos ocorridos na Grande Dourados”.
Fonte: DouradosNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário