RESILIÊNCIA

RESILIÊNCIA

Seguidores

SEJA BEM VINDO AO MEU BLOG. QUE ELE SEJA UM INSTRUMENTO A MAIS NA SUA APRENDIZAGEM, CONTRIBUINDO PARA A AQUISIÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS.
PAZ DE JESUS EM SEU CORAÇÃO.
Se houver imagens ou textos postados aqui no blog sem as referências de origem solicito que me avisem e eu colocarei os seus devidos créditos. Obrigado pela visita e volte sempre. Desde já agradeço!

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Semana Santa: Oração e Penitência


Na Segunda, Terça e Quarta-feira, dias santos, que sucedem o Domingo de Ramos, as Comunidades realizam orações e apresentações sobre a Paixão de Cristo. Nesses dias, ocorrem Procissões da Penitência e da Via-Sacra, cerimônias que objetivam a reflexão sobre os episódios que marcaram os últimos dias de Jesus e o entendimento da dimensão e importância da graça concedida pela Salvador.
 
Na quarta-feira acontece a Procissão do Encontro entre o Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores. É o momento do encontro do Filho, carregando a cruz, com a Mãe, Maria, que desde a apresentação de Jesus no templo, caminhava com uma espada transpassada no coração, pois sabia que Cristo cumpriria a profecia de entrega total que o levaria à morte. As sete dores de Maria: apresentação do Menino no templo; a fuga para o Egito; a perda de Jesus; o doloroso encontro a caminho do calvário; o sofrimento aos pés da cruz; a lança transpassada no coração e o sepultamento de Jesus refletem a resignação da Mãe do Perpétuo Socorro, cuja fé é modelo para todos os fiéis.
 
Semana Santa
 
As lembranças dos últimos dias de Jesus deram origem a mais tradicional celebração do Catolicismo: a Semana Santa. Sete dias dedicados à lembrança e reverência ao Mistério Pascal, que compreende a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, representando a base da fé cristã.
 
Nas raízes históricas da Semana Santa retomamos os primórdios do Cristianismo em Jerusalém. A origem da celebração foi estabelecida no Concílio de Nicéia, em 325 d. C. Mais adiante, inúmeras comunidades cristãs passaram a celebrá-la durante os sete dias que precedem a ressureição.

2 comentários:

  1. Ótima postagem, nos faz lembrar do verdadeiro significado da data. Hoje em dia certos valores estão submergindo por tanto apelo comercial, como acontece nesse período, enquanto deveríamos nos dedicar mais às questões espirituais.

    ResponderExcluir
  2. Professor Gilberto, uma Feliz Páscoa e que Deus continue lhe abençoando! Páscoa é símbolo de renascimento, de reflexão, sejamos como a águia que sempre se renova.

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir