RESILIÊNCIA

RESILIÊNCIA

Seguidores

SEJA BEM VINDO AO MEU BLOG. QUE ELE SEJA UM INSTRUMENTO A MAIS NA SUA APRENDIZAGEM, CONTRIBUINDO PARA A AQUISIÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS.
PAZ DE JESUS EM SEU CORAÇÃO.
Se houver imagens ou textos postados aqui no blog sem as referências de origem solicito que me avisem e eu colocarei os seus devidos créditos. Obrigado pela visita e volte sempre. Desde já agradeço!

terça-feira, 13 de março de 2012

FORÇA DE VONTADE NÃO TEM IDADE

Idoso de 86 anos realiza sonho e cursa matemática na UFMS
Aposentado de 86 anos é calouro em curso de matemática da UFMS (Foto: Alexandre Cabral/TV Morena)
Aposentado de 86 anos é calouro em curso de matemática da UFMS (Foto: Alexandre Cabral/TV Morena)
Aos 86 anos e com força de vontade para encarar os estudos, o aposentado Bartolomeu Queiroz começou a cursar matemática na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). As aulas tiveram início na semana passada, no campus de Aquidauana, a 143 km de Campo Grande.
Durante a vida profissional, Queiroz foi pedreiro, carpinteiro, mestre de obras e motorista de caminhão. A dificuldade para conciliar trabalho e estudo e a necessidade de sustentar a família fizeram com que ele abandonasse a escola cinco vezes, ao longo da vida. “Parei de estudar porque eu fazia viagens com o caminhão e não tinha tempo”, disse. A volta aos estudos foi a realização de um sonho, segundo o aposentado.
Para conseguir a vaga na universidade, Queiroz cursou o Ensino de Jovens e Adultos (Enseja) em uma escola pública em frente à casa dele, em Anastácio, cidade vizinha a Aquidauana. Depois de obter o certificado, fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e conseguiu a aprovação para o ensino superior. O aposentado diz que escolheu a matemática pela facilidade que tem com números.
O aposentado conta que sempre incentivou seus 12 filhos a estudar, tanto que dez já têm formação em ensino superior. Ele busca preservar em si mesmo a dedicação transmitida aos descendentes. “Sempre estudo e todos os dias estou praticando, procuro saber cada vez mais”, disse Queiroz.
O acadêmico mais velho do primeiro semestre do curso de matemática é também inspiração para os mais jovens. Adão Freitas, de 17 anos, disse que admira a determinação do colega. "Muitos jovens da minha idade não têm a força de vontade do Bartolomeu", explica.
Os responsáveis por ensinar uma pessoa tão experiente na vida encararam uma missão. “Ter um aluno com uma idade tão avançada é um desafio para qualquer professor. Fazer compreender e saber a matéria é a vitória”, disse o coordenador do curso de matemática da UFMS, Jader Otavio Dalto.
Fonte: G1
http://cantinhodafrancicleide.blogspot.com/2012/03/idoso-de-86-anos-realiza-sonho-e-cursa.html

9 comentários:

  1. olá vim retribuir sua visita e agradecer por seguir meu blog. Achei muito interessante esta história deste senhor . Isto é um exemplo para muitos que acham que não podem ou não conseguem, se tentarem um dia concerteza alcançarão!!
    quero convidá-lo para vistar os outros dois blogs e se quiser seguir será uma honra!
    deixe abaixo os links e aguardo vc lá abraços
    http://williansamueloautista.blogspot.com/
    http://meustemplateseminhasartes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá Prof. Cantu,
    Aqui estou, atendendo ao seu convite. E afirmo: valeu a pena ler este texto de tamanha beleza. Fiquei feliz ao saber que ainda temos pessoas tão cheias de vida e esperança, apesar de já idosas e com sua vida resolvida. Isto é maravilhoso e quase que inacreditável, quando vemos uma população de jovens sem a mínima disposição para trabalhar, quiçá para estudar. O Sr. Bartolomeu Queiróz deveria receber uma medalha de Honra ao Mérito por desafiar sua própria idade e mente, ao propor-se a estudar Matemática, da qual a grande maioria dos estudantes foge, referindo-se à esta ciência, como se a mesma fosse um bicho-papão.
    Obrigada por me proporcionar esta leitura e alegria. Amei saber e conhecer esta pessoa linda, que é o Sr. Bartolomeu. Viva a vida e seus liames! Viva Deus e seus ditames!
    Um grande beijo, querido amigo.
    Maria Paraguassu.

    ResponderExcluir
  3. Agradeço a visita e retribuo. Muito bom seu blog e seus textos. E este senhor é de fato um exemplo para todos. Abraços...

    ResponderExcluir
  4. Hola, gracias por tu visita y tu comentario en mi blog. Me encanta la filosofía y la historia, ¿eres profesor de esas materias en la facultad?. Muy interesante tu blog, me pasaré por aquí a menudo.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde amigo e mestre Gilberto. Linda reportagem sobre o calouro de 84 anos, nunca é tarde para a realização de um sonho. Parabéns pelo lindo vídeo sobre essa bela terra, também olhei o outro, feito pelo governo do estado. Ainda vou conhecer pessoalmente as 78 cidades que embelezam esse maravilhoso pedacinho do Brasil. Um grande abraço. FIQUE COM DEUS.

    ResponderExcluir
  6. Olá Prof. Gilberto! Fiquei muito feliz com a tua visita e, principalmente, por teres te tornado seguidor do nosso humilde espaço. Isso somente aumenta a minha responsabilidade de melhorar tudo aquilo que crio e escrevo. Espero que voltes mais vezes, pois será sempre um prazer renovado. Eu, particularmente, aqui voltarei, pois, além de teres um espaço interessante, tomei a liberdade de me tornar teu seguidor, isso até quando permitires, é claro.

    Quanto ao post, belo exemplo do Sr. Bartolomeu, um importante e consistente recado, principalmente para a maioria dos nossos jovens. Parabéns para o nobre e idoso estudante, e pra ti pela iniciativa.

    Abraços,

    Furtado.

    ResponderExcluir
  7. Uma gde lição para muitos que tem bem menas idade e só sabe reclamar.

    Bom fim de semana Prof: Gilberto.

    Obrigao por se tornar seguidor do meu blog, seja bem vindo"Pelos Caminhos da Vida"

    beijooo.

    ResponderExcluir
  8. Olá Professor Gilberto.
    Como vai? Tudo bem?
    Obrigada pela visita ao meu blog é sempre um prazer receber visitas tão ilustre. Já sou sua seguidora.Parabéns pelo seu blog é um aconchegante cantinho.
    Boa semana.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Olá,lindo exemplo de força de vontade,agradeço pela visita ao meu cantinho e volte sempre.Tenha uma ótima semana.Abraço.

    ResponderExcluir