RESILIÊNCIA

RESILIÊNCIA

Seguidores

SEJA BEM VINDO AO MEU BLOG. QUE ELE SEJA UM INSTRUMENTO A MAIS NA SUA APRENDIZAGEM, CONTRIBUINDO PARA A AQUISIÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS.
PAZ DE JESUS EM SEU CORAÇÃO.
Se houver imagens ou textos postados aqui no blog sem as referências de origem solicito que me avisem e eu colocarei os seus devidos créditos. Obrigado pela visita e volte sempre. Desde já agradeço!

quarta-feira, 21 de março de 2012

21 de Março – Dia Internacional de Combate ao Racismo

Fonte da imagem: doceinfancia.ning.com
A data de 21 de março foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o “Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial” em memória do Massacre de Shaperville, ocorrido em 1960, em Johanesburgo, na África do Sul, e que resultou na morte de 89 pessoas, além de ter deixado 186 pessoas gravemente feridas.

Naquele dia, cerca de 20 mil negros e negras protestavam contra a “lei do passe”, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular.

O crime praticado pelo regime do apartheid repercutiu no mundo inteiro e praticamente obrigou a aprovar uma convenção (da qual o Brasil é signatário) na qual se afirma que a “discriminação Racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e/ou exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida.”

Um marco na luta contra o racismo

Evidentemente, sabemos que a ONU e os países que assinaram a convenção jamais tiveram sequer a intenção de realmente eliminar o racismo. Contudo, o estabelecimento da data teve sua importância principalmente porque foi um reflexo das vigorosas lutas que explodiram em protesto ao Massacre de Shaperville e alimentaram os “corações e mentes” dos milhões que, mundo afora, se levantaram contra as opressões nos anos 1960.

Transformado em exemplo mundial da face mais asquerosa do racismo, o Massacre, por exemplo, impulsionou o ascenso das lutas pelos direitos de negros e negras pelos direitos civis e ações afirmativas, nos EUA, tendo inspirado a militância de ícones do movimento negro como Malcolm X, Martin Luther King e os Panteras. Todos eles referências, até hoje, para nossas lutas.
Fonte: http://cspconlutas.org.br

6 comentários:

  1. OI Professor Gilberto!
    Tem selinho pra vc no meu blog.
    Bjo no coração.

    ResponderExcluir
  2. Vamos todos dizer não ao racismo,
    ou qualquer outro tipo de preconceito.

    Muito bom o seu blog !

    Um grande abraço !

    ResponderExcluir
  3. É preciso que todos tenham conciência sobre o racismo, e que somos filhos do mesmo Pai. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Estimado Professor Gilberto,
    Foi com imensa alegria que encontrei seu valioso comentário em meu blog.
    Sou totalmete contrário a qualquer forma de descrimação racial. Compartilho das iniciativas neste sentido.
    Lembranças cordiais de Natal.
    Geraldo

    ResponderExcluir
  5. Olá Prof. Cantu,
    Grata pela sua visita ao meu blog.
    Grande seve ser a dor de Deus ao ver que aqui, nesta escola compulsória da vida, Sua maior obra da criação, o homem, está a demarcar territórios por conta da discriminação racial.
    Muito já se falou e se fala sobre essa horrenda forma de discriminar irmãos nossos somente porque trazem, em sua pela, uma cor diferente da nossa. Fruto de espíritos de baixos valores, estas atitudes devem ser erradicadas do planeta, uma vez que nos separam daqueles que foram, como nós, criados à semelhança do Pai.
    Desejo-lhe um ótimo final de semana.
    Grande beijo, querido amigo.
    Maria Paraguassu.

    ResponderExcluir
  6. Tenho muita fé em DEUS, que um dia o homem se conscientizará de que somos todos irmãos.

    Abraços,

    Furtado.

    ResponderExcluir